Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.01.2017 14:11

Reunião alinha expectativas entre gestão e áreas
Compartilhe
Tamanho do texto:
Alinhar as expectativas da gestão 2017/2018 às ações que devem ser desenvolvidas pelos gestores das áreas do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT) foi pauta da reunião que ocorreu na manhã desta segunda-feira (23 de janeiro). O encontro foi realizado na Escola dos Servidores do Poder Judiciário e discutiu o planejamento estratégico, plano de 100 dias de gestão, orçamento do Judiciário e outros assuntos.
 
A diretora-geral, Claudenice Deijany F. de Costa, enfatizou na abertura do evento a importância de se ter em mente a visão e a missão institucional, tendo em vista que todas as coordenadorias do Tribunal de Justiça de Mato Grosso(TJMT) formam um todo. Ela ressaltou que os trabalhos da Justiça Estadual nesses dois anos de gestão (2017/2018), bem como durante o planejamento estratégico 2015/2020, deve almejar um jurisdicionado mais feliz com a atuação do PJMT.
 
“Os coordenadores e a alta administração do TJ são pontes entre o ordenador de despesas (presidente) com a sociedade. Por isso, temos que focar na visão e na missão do Judiciário para que no momento da entrega do resultado final do planejamento estratégico 2015/2020 possamos alcançar a posição de uma justiça célere, eficiente e acessível”, destacou.
 
Durante a reunião também foram apresentados os projetos estratégicos da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) previsto no Planejamento Estratégico e alinhados ao Plano de Gestão e também ao Plano de 100 dias. De acordo com a assessora de Organização e Métodos da Coplan, Guimarilza Souza, já existe cronograma previsto com as áreas do TJMT nos próximos dias 25 e 26 de janeiro para acompanhamento das execuções das ações.
 
“A ideia é tentar antecipar riscos, verificar se as áreas estão tendo dificuldades na execução das tarefas e, principalmente, cumprir o cronograma já estabelecido para os 100 dias de gestão, entre os dias 9 de janeiro e 25 de junho de 2017. Também já temos cronogramas pré-estabelecidos para planejamento dos projetos estratégicos. Eles serão desenvolvidos entre os dias 6 e 10 de fevereiro, quando realizaremos capacitações práticas sobre o que é projeto e portfólio, por exemplo; revisaremos o escopo de cada projeto estratégico; e ainda verificaremos o planejamento de cada área para a realização desses projetos estratégicos da gestão 2017/2018”, confirmou Guimarilza.
 
Orçamento foi outro ponto abordado na reunião. De acordo com a assessora de Planejamento da Coplan, Vera Lícia de Arimatéia Silva, a parceria entre Coplan e demais áreas será ainda mais próxima quando se tratar do planejamento dos recursos que devem ser utilizados. Ela explicou que já está bem alinhado com a administração do TJMT, que o acompanhamento do orçamento significa gestão das entregas de cada um dos coordenadores, ou seja, cada um deve ter em mente não só o todo do investimento para alcançar uma meta estabelecida pela gestão, mas também o quanto foi gasto em cada um dos projetos.
 
“Cada coordenadoria deverá ter controle ainda mais pormenorizado dos valores e também terá que fazer o acompanhamento das despesas. Projetos, processos e orçamento estão alinhados entre si dentro da Coordenadoria de Planejamento, por isso, vamos trabalhar junto com as áreas seguindo o cronograma de reuniões periódicas. Acompanhar e orientar os setores faz parte de nossas atribuições, enquanto área de planejamento. Nessa nova gestão, estamos com um projeto ainda maior, que é o de gerenciamento de custos, o que também significa maior acompanhamento das áreas”, apontou Vera Lícia.
 
O coordenador da área, Afonso Maciel, lembrou aos coordenadores que orçamento tem regramento próprio e, por isso, às vezes está mais distante do dia a dia das pessoas. Entretanto, o TJMT, há tempos, já faz o elo entre os projetos a serem realizados e as despesas que eles geram dentro da projeção orçamentária. “A visão do gestor quanto ao valor que ele vai alocar no projeto é muito importante. É necessário enxergar a área não só como produtora de determinada atividade do Judiciário, mas sim como unidade de gestão”, destacou.
 
Os gestores já saíram do encontro convidados para a reunião que será realizada dia 30 de janeiro, às 10h, também na Escola dos Servidores. Na ocasião, o assunto em pauta será gestão por processos, explica a assessora da Coplan, Renata Guimarães.
 
Também participaram da reunião, o vice-diretor-geral, Eduardo da Silveira Campos; os coordenadores Karine Giacomelli (Coordenadoria Judiciária), Marluce de Assis (Administrativa), Lusanil Cruz (Recursos Humanos), Ilman Lopes (Financeira), Thomás Caetano (Tecnologia da Informação), Ranniery Queiroz (Comunicação), Salma Paiva (Magistrados), Rhaygino Setúbal (militar), Simone Silva (Controle Interno), Karine Dias (Corregedoria-Geral da Justiça); além de diretores e assessores das áreas.
 
Keila Maressa/ Foto: Otmar Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409