Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.02.2017 18:31

Juíza de MT profere palestras sobre gênero no TJRJ
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
Você sabia que o Brasil é o 5º pior país para se nascer mulher? Violência doméstica, violência sexual, exploração sexual, tráfico internacional de mulheres, desnível salarial, assédio e a exposição sexual na mídia são os principais martírios que as mulheres brasileiras enfrentam diariamente. Diante da importância de se combater este problema, a juíza titular do Juizado Especial Criminal de Várzea Grande, Amini Haddad Campos, foi convidada a proferir palestras na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro sobre Gênero e Direitos Humanos.
 
“O TJRJ é pioneiro na construção de uma especialização na temática Gênero e Direitos Humanos, com diálogos enriquecedores entre antropólogos, sociólogos, políticos sociais, filósofos e juristas. É uma honra poder participar desse diálogo plural para alcance de horizontes de equidade”, afirmou a magistrada, que proferiu uma palestra no Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e ministrou uma aula no curso de especialização em Gênero e Direito na EMERJ nesta quarta-feira (15 de fevereiro).
 
No fórum, o público de 250 profissionais de várias esferas da área jurídica debateu temas direcionados às realidades mundiais e debates teóricos atuais em torno aos direitos humanos das mulheres. Já na aula destinada à especialização, a juíza Amini Haddad abordou o multiculturalismo na dimensão de gênero. Para ela, o magistrado é peça fundamental no combate ao desvalor social construído em relação ao feminino.
 
“O papel do magistrado é de suma importância, visto que competirá ao sistema de Justiça dar respostas quando diante dessas violações, potencializando o discurso de que esses atos atentatórios terão a devida responsabilização. Não podemos fechar os olhos para essas vulnerabilidades”, destacou.
 
Outro ponto destacado pela magistrada é a falha do próprio sistema judicial que não aplica o princípio da dignidade humana às mulheres da mesma forma que garante ao homem e acaba praticando violência contra a mulher que já busca socorro na Justiça. “Muitas peças processuais tendem a denegrir e atacar às vítimas. Nos crimes sexuais e nos feminicídios há uma prática recorrente nesse sentido, como por exemplo, olhar o tamanho da roupa das mulheres, o fato de estarem em uma festa noturna etc. Isso não ocorre com os homens. É, pois, violência de gênero contra as mulheres”.
 
Leia mais:
 
Amini Haddad é a mais votada em Prêmio Nacional
 
Amini lança campanha de igualdade de gênero em SP
 
Juiz de MT palestra em fórum nacional de violência
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394