Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.08.2017 15:56

Estação da Arte recebe Flor Ribeirinha
Compartilhe
Tamanho do texto:
O grupo de dança mato-grossense Flor Ribeirinha, primeiro colocado no festival mundial de folclore realizado na Turquia, foi o entrevistado do programa Estação da Arte da radio web do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, realizado na manhã desta quarta-feira (23.8.17).
 
O bate papo, conduzido pela jornalista Cristina Azevedo e a radialista Maíra Matos, foi com o coreógrafo Avinner Augusto, diretor musical Edmilson Maciel e o diretor executivo Jeferson Guimarães Rosa. Eles falaram sobre a trajetória do grupo e da conquista do prêmio na Turquia. O Festival foi disputado na cidade de Büyükcekmece e foi representado por 97 países.
 
Para a disputa, a Associação Cultural Flor Ribeirinha, que nasceu na comunidade de São Gonçalo em Cuiabá levou 35 integrantes. O coreógrafo da equipe, Avinner Augustou, que também é neto da fundadora do Grupo, Domingas Leonor, contou que foi uma satisfação muito grande ter participado do festival. “Foi um sonho realizado. Não imaginávamos essa conquista até mesmo pela história de vida, de dificuldade que a nossa cultura popular enfrentou e ainda enfrenta”, destacou Avinner.
 
O coreógrafo contou que para mostrar a diversidade cultural do Brasil, o Flor Ribeirinha criou o espetáculo intitulado “Mato Grosso dançando o Brasil” e além da força e da beleza das manifestações mato-grossenses como o Siriri, o carro chefe das ações culturais do grupo, eles retrataram também outras manifestações brasileiras, entre elas, o Boi-Bumbá, representativo do Norte do Brasil e o samba, da região Sudeste do País. “O espetáculo ainda está em processo de construção e vamos inserir também as regiões Nordeste e Sul, mas vale ressaltar que o festival foi um sucesso e o público amou”.
 
Durante a entrevista, o diretor musical Edmilson Maciel ressaltou que produzir um espetáculo como esse apresentado na Turquia, é uma responsabilidade muito grande. “Quando se trata de Siriri por ser algo que já é nosso, tínhamos os instrumentos específicos, já carregamos dentro da gente esse estilo de música, porém, quando você vai trabalhar com Boi do Parintins, por exemplo, você vislumbra uma gama de instrumentos que você não terá condições de usar, até porque é limitada a quantidade de pessoas nesses festivais. Temos que fazer um trabalho minucioso, utilizar da melhor forma possível o recurso que temos, para tentar ser o mais fiel possível ao que a música pede, então, dá certo trabalho sim, e é um trabalho que exige muita dedicação e pesquisa”, esclareceu o diretor.
 
Também participante da entrevista, o diretor executivo do grupo, Jeferson Guimarães Rosa fez questão de destacar o reconhecimento pelo trabalho do grupo. “A partir de agora carregamos em nossos ombros a responsabilidade de fazer com que a cultura popular do Estado de Mato Grosso, que teve esse reconhecimento lá fora, se fortaleça ainda mais. É somente o convite para que o trabalho seja executado com toda seriedade que a gente já vem realizando há 24 anos e carregamos o peso da responsabilidade de que temos muito a fazer pelo nosso Estado e nossa cultura. Precisamos juntar as mãos para fazermos um trabalho cada vez melhor”.
 
O artista aproveitou a oportunidade para agradecer o convite do Tribunal por meio da Rádio Web. “Obrigado ao TJ por nos dar essa oportunidade, para podermos mostrar às pessoas a nossa cultura, é muito especial estarmos aqui, porque além desses momentos do Flor Ribeirinha serem especiais, temos certeza que o reconhecimento do Tribunal de Justiça vem de muitos anos, vem do trabalho executado ao longo dos anos, não somente da vitória, que só veio reafirmar que essa parceria seguirá por muito tempo”, acrescentou Jeferson.
 
Após a entrevista, os integrantes do grupo foram recepcionados pela diretora-geral do Tribunal de Justiça, Claudenice Deijany F. de Costa e o vice-diretor-Geral, Eduardo Campos. A diretora-geral elogiou a atuação do grupo que só tem colecionado conquistas. “É um prazer enorme para a administração do Tribunal em acolher um grupo cultural tão representativo da nossa cultura. É um privilégio cumprimentá-los por mais essa vitória. Essa é a prova de que a nossa cultura é bonita, é viva e mundialmente reconhecida”, destacou Claudenice.
 
Além do prêmio conquistado na Turquia, Flor Ribeirinha já participou de apresentações no Peru, Paraguai, Argentina, França, Itália e Coreia do Sul, de onde trouxe o troféu de prata.
 
Mára Santos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409