Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.08.2017 17:43

Escola do Tijucal recebe palestra sobre violência
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Escola Estadual Estevão Alves Correia, localizada no bairro Tijucal participou na tarde desta quinta-feira da Campanha Justiça pela Paz em Casa. Os estudantes do ensino médio assistiram palestra ministrada pela juíza Ana Cristina Silva Mendes.
 
Esse ano, o tema da Campanha é “Justiça Restaurativa - Respeito pela Família”, e a iniciativa é da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT).
 
Durante a palestra, a juíza Ana Cristina deu destaque às estatísticas de violência contra a mulher ressaltando o número de mortes de mulheres no Brasil, que ocupa a 5ª posição no ranking.
 
Um dos aspectos levantados nesta campanha é de que o conflito não se restringe ao agressor e à vítima, mas que atinge todo o círculo familiar, situação abordada pela juíza. “Se fala muito da vítima como uma pessoa que sofre com a violência, mas muitas vezes estamos nos esquecendo do sofrimento que esses filhos passam diante da violência dentro dos lares”.
 
Para Ana Cristina, a aplicação da Justiça restaurativa é mais um mecanismo eficiente e que não interrompe o processo judicial. “É mais um mecanismo de combate, de prevenção, de proteção à família. A Justiça Restaurativa não veio para substituir a penalização naqueles crimes que ela é necessária, veio para trazer uma nova forma de dirimir os conflitos, não só de resolver os processos”, acrescentou a magistrada.
 
A discussão despertou a atenção dos estudantes que interagiram com a magistrada durante a palestra. Muitos relataram casos de violência doméstica registrados dentro de casa. O estudante do 2º ano do ensino médio, Jaílson Pedraça contou a história da irmã dele que foi agredida diversas vezes pelo marido. Para ele, levar a discussão para dentro da escola foi muito válido. “A discussão desses temas nos ajuda a enfrentar essas situações. Para nós, serve como orientação de como podemos chegar e falar, nos abrirmos com os professores, sabermos como lidar se soubermos de algum caso nesse sentido”, entendeu o estudante.
 
Para o coordenador da escola, professor João Justino, a iniciativa da Justiça em levar o tema para dentro das escolas é muito positiva. “Os alunos passam a compreender melhor porque essa é a realidade que eles vivem, vivenciamos isso todos os dias na escola. Ficamos meio impotentes, porque nem sempre sabemos que atitude tomar quando nos deparamos com esses casos de violência doméstica. É fundamental que a Justiça esteja presente sim nas escolas para debater temas dessa natureza”, observou o professor.
 
A 8ª Semana da Campanha Justiça Pela Paz em Casa é realizada em todo o País. Começou no dia 21 de agosto e termina nesta sexta-feira (25). Em Mato Grosso, o tema foi debatido em diversas escolas durante a semana e a juíza Ana Cristina fez um balanço positivo da Campanha. “Tivemos experiências muito importantes. Jovens muito abertos, que conseguiram contar suas histórias, e quando você ouve essas histórias, você sabe que a violência doméstica não é um dado estatístico, ela é uma realidade”, enfatizou a juíza.
 
Leia mais:
 
Justiça Restaurativa: palestra promove reflexão
 
Magistrados visitam Casa de Amparo em Cuiabá
 
Colégio São Gonçalo sedia palestra sobre violência
 
Mára Santos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409