Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

04.09.2017 14:52

Squeezes substituem copos e visa economia no PJMT
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Com vistas à redução de 10% do consumo de copos descartáveis de água e para atender a Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a implantação do Plano de Logística Sustentável (PLS), o Poder Judiciário de Mato Grosso adquiriu sete mil garrafas squeezes, distribuídas em todas as comarcas do Estado.
 
O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça (TJMT) conta com a conscientização de servidores em mais esta ação e a expectativa é que o percentual econômico aumente. Foi o que explicou o gerente do Núcleo, Pablo Marquesi ao informar que a entrega está sendo acompanhada de perto por ele. “Estamos procurando ir a algumas comarcas para conscientizar os servidores sobre a importância da troca do copo pela garrafinha. É um contato importante para fomentar a responsabilidade socioambiental”, disse.
 
No Fórum de Cuiabá o número de servidores é maior, por ser a maior comarca de Mato Grosso, gerando um gasto muito grande de copos descartáveis e um alto custo para o judiciário. Ao todo foram distribuídas 1.328 garrafinhas. “O fluxo de público externo no Fórum também é grande, então essa conscientização junto ao público interno precisa ser intensificada para reduzirmos o gasto com esse material, além de preservar o meio ambiente”, reiterou Pablo.
 
De acordo com o gerente do Núcleo, os servidores aderiram de forma positiva à campanha. “A receptividade foi muito boa. Muitos se sentiram privilegiados em receber os squeezes e aqueles que já tinham essa consciência acharam bacana a ideia de o Poder Judiciário adquirir as garrafinhas e assim reduzir a compra dos copos”, observou.
 
No Fórum, os primeiros servidores a receber os squeezes foram do setor de Recursos Humanos. No setor, a gestora Cecília Bumlai disse que eles já têm o costume de usar garrafas ou copos no lugar dos descartáveis. “A squeeze é melhor porque cabe mais água e a mantém gelada por mais tempo, o que nos ajudar a tomar mais água durante o dia”, falou.
 
Para a juíza diretora do Fórum, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, a inicitavia é muito bem vinda. “Além da economia e da sustentabilidade, serve também para conscientizar os servidores sobre a importância de tomar água. São vários benefícios ao mesmo tempo”.
 
Mára Santos/Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409