Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.02.2018 18:09

Comarcas são premiadas com selos de reconhecimento
Compartilhe
Tamanho do texto:
Gestores de treze comarcas de Mato Grosso receberam, nesta segunda-feira (26 de fevereiro) os selos prata e bronze, de reconhecimento daquelas unidades judiciárias que mais reduziram seus gastos de consumo com energia elétrica, telefonia fixa, telefonia celular, correio, papel e outsourcing. Esse é o resultado do projeto de Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD).
 
A concessão ocorreu durante o “II Encontro de Sustentabilidade na Administração do Poder Judiciário”. O evento, realizado no auditório Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça, em Cuiabá, serviu também de capacitação para servidores do Judiciário com foco voltado para uma programação que visa ao Plano de Logística Sustentável (PLS).
 
As comarcas que alcançaram o Selo Prata foram: Araputanga, Jauru e São José dos Quatro Marcos (pertencentes à Primeira Entrância); Poxoréu (da Segunda Entrância); e Barra do Garças (Terceira Entrância).
 
Já o Selo Bronze foi obtido pelos por três fóruns de Primeira Entrância: Paranaíta, Juscimeira e Colniza; uma de Segunda Entrância: Nova Xavantina; e quatro de Terceira Entrância: Alta Floresta, Sorriso, Diamantino e Cáceres.
 
O grande destaque foi para a Comarca de Jauru, que em ganho real economizou mais de R$ 51 mil no período estipulado.
 
O juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Aristeu Dias Batista Vilella, enalteceu o esforço conjunto das 79 comarcas na busca por ações sustentáveis. “É interessante a edificação dos selos, pois é uma forma de fomentar que as pessoas respeitem o meio ambiente. Tivemos a entrega dos selos prata e bronze. Não tivemos nem ouro, nem diamante por isso as comarcas ainda precisam correr atrás dessas metas”, ponderou o magistrado que entregou os selos às comarcas vencedoras.
 
A gestora-geral da comarca de Jauru, Claudia de Paula Sousa Oliveira, recebeu com alegria o selo de reconhecimento de ‘mais econômica’. “Foi uma surpresa muito grande para mim e para todos os servidores da nossa comarca. Nós economizamos o máximo possível, dentro dos meios possíveis, e buscamos sempre a sustentabilidade. Alcançar economia nas seis despesas é um desafio. A comarca está de parabéns, pois fizemos uma campanha onde todos se dispõem a ajudar. Certamente nesse ano nós batalharemos para alcançar o selo ouro”, comentou.
 
Além dela, a gestora-geral de Cáceres, Odanil Jara Corbelino, recebeu o selo bronze e também reiterou que o reconhecimento é devido a cada servidor que se integra. “Estou muito feliz por alcançar esse selo, nós temos uma comarca maior e o desafio também é mais complexo. Parabenizo cada um dos nossos servidores, pois eles estão conscientes de seus deveres. Com ações sustentáveis nosso futuro será melhor”, disse.
 
Sobre os Selos - Os Selos de Reconhecimento são concedidos àquelas unidades judiciárias que se destacaram na redução de despesas no período compreendido de novembro de 2016 a outubro de 2017. Com base no monitoramento e acompanhamento feito pela Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do TJ, foram monitoradas seis despesas: energia elétrica, telefonia fixa, telefonia celular, correio, papel e outsourcing.
 
A assessora de Planejamento da Coordenadoria de Planejamento do TJMT (Coplan), Vera Lícia de Arimatéia Silva, explicou que esse ranqueamento é fruto de pequenas ações de conscientização dos servidores nas próprias comarcas, desde o apagar das luzes, a diminuição no uso da impressão e conscientização quanto ao uso, tanto dos telefones fixos quanto móveis. São algumas ações que permitem com que se chegue a um resultado satisfatório de economicidade e contribuem para a sustentabilidade. O Orçamento Matricial, projeto piloto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi implementado nas comarcas do Estado em 2013.
 
Reconhecimento - Para a premiação, o critério foi definido da seguinte forma: Selo Diamante para as comarcas que conseguirem atingir a meta de redução em seis despesas; Selo Ouro para a redução em cinco despesas; Selo Prata com a redução de quatro despesas e Selo Bronze para a diminuição dos índices em três despesas.
 
Para o período de 2018 a 2020 o Tribunal de Justiça estipulou também como metas: melhoria na alocação das despesas e aplicação dos recursos; melhoria na análise de custoso, despesas e investimentos; 100% das despesas críticas monitoradas e cumprimento de, pelo menos, 90% das despesas orçamentárias.
 
Feedback – existe um espaço específico na Intranet onde gestores e servidores das comarcas podem acessar e conferir todos os resultados, desempenhos e parâmetros utilizados para calcular os indicadores das despesas e para a medição dos resultados. Basta clicar no banner “Gestão Matricial” alojado ao lado direito inferior da página – “Relatório Mês a Mês”.
 
Além disso, a Coplan dá um feedback mensal para todas as comarcas. A equipe de Planejamento está à disposição para sanar dúvidas e prestar esclarecimentos, preferencialmente pelo e-mail: orcamentomatricial@tjmt.jus.br ou pelo telefone (65) 3617-3511.
 
Dani Cunha / Ulisses Lalio // Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409