Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.03.2018 09:19

Primeiras mudas do Verde Novo são plantadas
Compartilhe
Tamanho do texto:
Foi dado início, na manhã de sábado (3 de março), ao plantio das primeiras 500 mudas do projeto “Verde Novo – 300 mil árvores, Cuiabá 300 anos”, que marca a comemoração das festividades do aniversário da capital. Esta é a primeira ação efetiva do projeto, que ocorreu na área que percorre a avenida (ainda sem nome) entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e um shopping da Capital e onde também foram distribuídas mil mudas à população pelo Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá.
 
O juiz titular do Juvam, Rodrigo Curvo, lembrou que essa proposta do Judiciário tem o intuito de resgatar o título de ‘Cuiabá Cidade Verde’ mediante a união de esforços de diversos atores sociais com o apoio do Tribunal de Justiça, na pessoa do desembargador Rui Ramos Ribeiro, que resultou na assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal.
 
“O nosso intuito, desde o início, era unir esforços, demonstrando conscientização ambiental e responsabilidade socioambiental. Hoje é um pontapé para uma série de ações que virão, com objetivo de melhorar os índices de arborização na nossa Capital e que visam estimular a consciência da população e, de maneira prática, verificarmos uma melhora na qualidade de vida de todos”.
 
Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, as parcerias representam consciência social num projeto que visa, acima de tudo, o plantio, mas também a conscientização da sociedade para a construção de um ambiente melhor para se viver. “Essa é uma parceria com o Tribunal de Justiça, através do Juvam. Agradeço ao desembargador Rui Ramos e ao juiz Rodrigo Curvo, grandes idealizadores e motivadores desse projeto. A população cuiabana está cada vez mais se envolvendo e entendendo a missão de cada um na preservação do meio ambiente, na criação de uma cidade cada vez mais sustentável e melhor para se viver”.
 
Um cronograma de ações como essa foi montado e irão ocorrer aos fins de semana. Quem informou foi o superintendente do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão, outro parceiro do projeto. Na oportunidade ele convidou a população a participar como voluntária durante as ações. “No próximo sábado já temos agenda, que será no Parque das Águas. Está sendo feito um planejamento e as ações são discutidas com os envolvidos porque a arborização é uma questão de todos e hoje é tripartite: privado, público e população, como um todo se integrando num só objetivo: Cuiabá Cidade Verde, Verde Novo”.
 
O projeto de educação ambiental Teoria Verde também é parceiro do Verde Novo e por meio do seu diretor, Jean Peliciari, reuniu no sábado, para o plantio das mudas, 70 voluntários, que aproveitaram para recolher lixo no entorno do local.
 
“Hoje é um dia especial. Estamos integrando ação de limpeza e fazendo plantio de mudas. Por um lado chamando atenção da população sobre o problema do lixo, que é descartado em qualquer lugar da cidade, e por outro plantando, ajudando esse projeto tão importante como o Verde Novo a ajudar resgatar o título de Cuiabá Cidade Verde”.
 
O Verde Novo é um projeto idealizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), do Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, secretarias municipais e o Instituto Ação Verde para potencializar as práticas de arborização.
 
 
Leia mais sobre o assunto:
 
Verde Novo: solenidade neste sábado inicia plantio
 
Verde Novo: reunião define plantio em escolas
 
Verde Novo: plantio de árvores começa no sábado
 
 
 
Dani Cunha/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409