Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

07.03.2018 18:01

Ferramenta permitirá melhor gestão de informações
Compartilhe
Tamanho do texto:
A nova Ferramenta de Gerenciamento de Projetos do Poder Judiciário de Mato Grosso, a Project Portfolio Management (PPM), foi lançada e apresentada à Alta Administração e coordenadores do Tribunal de Justiça, na manhã desta quarta-feira (7 de março), durante workshop promovido pela Coordenadoria de Planejamento (Coplan) e realizado na Escola dos Servidores. A PPM vai permitir o planejamento, monitoramento e controle dos projetos e proporcionar maior proximidade entre as áreas do tribunal na gestão da informação.
 
Esse é um marco oficial e um avanço importante na estratégia de gestão do portfólio de projetos do judiciário, conforme ressaltou o juiz auxiliar da Presidência do TJ, João Thiago Guerra. Além disso, o magistrado destacou que a nova ferramenta atende todas as camadas da organização, desde os gestores de projetos, áreas táticas e estratégicas.
 
“Com essa ferramenta, a Alta Administração, que muitas vezes não tem familiaridade com a parte operacional da gestão de processos, terá uma certa visualização de dados que é muito útil para quem tem pouco tempo e precisa de informação já lapidada. Particularmente considero um grande avanço a implantação e adesão a essa ferramenta”, afirmou.
 
O coordenador da Coplan, Afonso Maciel disse que a intenção, com a nova ferramenta, é melhorar a informação na gestão dos projetos, do planejamento estratégico e do orçamento promovendo alinhamento entre o que há de projetos estratégicos, como eles estão alinhados e de que forma isso impacta nas despesas.
 
Afonso explicou que a PPM vai funcionar de forma integrada entre as informações, que hoje, no Poder Judiciário estão em programas como Excel, Word, Fiplan e vários outros sistemas e ferramentas operacionais. A partir de agora os dados serão concertados dentro dessa nova ferramenta, que facilitará as buscas de todas as informações reunidas.
 
“O grande avanço que nós esperamos com essa ferramenta é a transformação de dados em informação e informação em conhecimento dentro do tribunal. A construção do conhecimento é o grande salto que o tribunal dá, a partir desse momento com essa ferramenta”, enfatizou o coordenador.
 
A diretora do Departamento Administrativo, Bruna Penachioni já utiliza uma ferramenta de controle, o Web Project. Por meio desse recurso é possível lançar todo o acompanhamento e rotina de tarefas do projeto 9.1 do Planejamento Estratégico, que é a gestão dos serviços terceirizados do Poder Judiciário de Mato Grosso. Ela participará dos treinamentos que começarão na quinta-feira (8) e disse que a expectativa é muito boa. “Essa nova ferramenta vai facilitar o nosso controle e acompanhamento de todas as rotinas do projeto”, observou.
 
Treinamento – a capacitação para o manuseio da PPM é direcionado a líderes e gerentes de projetos e ocorrerá com duas turmas, na Escola dos Servidores das 9h ás 12h. A primeira será realizada nos dias 8 e 9 de março, na sala Ipê Roxo e a segunda turma nos dias 15 e 16 deste mês, na sala Ipê Amarelo.
 
Veja matéria correlata:
 
Coplan apresenta ferramenta para gestão de projeto
 
Dani Cunha/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409