Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.03.2018 10:42

Adolescentes aprendem sobre leis e Judiciário
Compartilhe
Tamanho do texto:
Cerca 150 adolescentes entre 14 e 17 anos que estudam na Escola Estadual Júlio Muller, em Várzea Grande, participaram do programa Nosso Judiciário na manhã desta quinta-feira (8 de março). Em uma palestra realizada na própria escola, os alunos conheceram um pouco mais sobre direitos e deveres do cidadão, direitos do consumidor, o funcionamento dos Juizados Especiais e também sobre crimes cibernéticos.
 
As informações foram repassadas pelo servidor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Neif Feguri Neto, que contou com o apoio do também servidor Antonio Cegatti. "Hoje a maioria de vocês têm acesso ao Instagram, WhatsApp e Facebook, e não devem usar estes serviços para compartilhar vídeos de conteúdo ofensivo, difamatório ou pornografia infantil, porque é crime. E se vocês forem vítimas ofendidas, podem dar queixa na delegacia", explicou Feguri.
 
Ele ressaltou ainda aos jovens que eles são o futuro do país e devem zelar pelo que eles registram na internet. "Daqui sairão médicos, professores, delegados, juízes, advogados e deputados. Vocês estão na metade do caminho, pois estão próximos de entrar na faculdade. O que é postado na net fica registrado pra sempre. Não tem como apagar, por isso, tomem cuidado e pensem sempre no futuro de vocês."
 
O diretor da escola Antônio Geraldo Pinto ressaltou a importância de parcerias como esta para a escola. Segundo ele, todos os trabalhos com os alunos são feitos preventivamente e, por isso, na escola não existem certos tipos de problemas, como drogas, por exemplo.
 
“É muito importante alertar nossos jovens sobre como eles devem se comportar nas redes sociais e principalmente na vida, evitando o cometimento de crimes e se preparando para não serem vítimas. Quando um operador da Justiça vem até à escola, os alunos começam a se sentir pertencentes àquela realidade. No caso do Tribunal, acredito que crescerá neles o senso de justiça”, destacou o diretor.
 
A aluna Jéssica Karolina Campos da Silva, de 19 anos, concorda o diretor sobre a necessidade das palestras. Ela ressalta que o agente do TJMT abordou pontos que ela desconhecia, como o papel da Defensoria Pública em representar o cidadão. “Eu achei que toda Justiça fosse paga e aqui descobri que tem justiça gratuita também. Eu tenho uma filha e quando me separei e fomos decidir a pensão eu tive que pagar advogado. Não sabia que poderia pedir uma defensora pública. Anotei tudo que achei importante na cartilha que ganhei e vou levar para minha mãe para falar para ela quais são os nossos direitos”, ressaltou.
 
O programa Nosso Judiciário nasceu em 2015 com o objetivo de aproximar a Justiça Estadual da população e também de levar informações sobre o funcionamento do Poder Judiciário aos estudantes. Desde então, já foram visitadas 65 escolas do ensino fundamental e médio em Cuiabá e Várzea Grande. O programa também já recebeu centenas de estudantes do ensino superior na sede do Tribunal de Justiça. Neste último caso, eles têm a oportunidade de assistir a uma sessão judicial composta por desembargadores e também de conhecer o caminho percorrido por um processo desde o seu protocolo na Instituição.
 
Saiba mais sobre o assunto nos links abaixo:
 
Estudantes do Univag conhecem o TJMT

 
Rui Ramos recepciona alunos em visita ao TJMT

 
Escola de VG recebe projeto Nosso Judiciário
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393/3409