Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.03.2018 12:28

Parcerias concretizam projeto Ribeirinho Cidadão
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
As comunidades das regiões de Santo Antonio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá) e Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá) aguardam ansiosas o início da 11ª edição do Projeto Ribeirinho Cidadão 2018, que terá início no dia 2 de abril. Mesmo no momento de crise, a soma de esforços entre o Poder Judiciário e diversos parceiros, possibilitou a realização de mais um ano de diversos atendimentos que serão oferecidos aos ribeirinhos que, muitas vezes não tem, sequer, condições de se deslocar em virtude de estarem em pontos isolados.
 
O juiz coordenador do programa Justiça Comunitária, que organiza a ação, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, destacou o grande apoio que tem recebido de todas as áreas do Tribunal de Justiça, em especial de seu presidente, Rui Ramos Ribeiro, fez questão de tornar realidade mais esta edição do Ribeirinho, justamente pela amplitude e importância de se atender aqueles que mais precisam. “A população que mora nesses locais já está aguardando a chega das equipes para ser atendida”, frisou.
 
Para o evento este ano três eixos sustentam a ação no que diz respeito aos serviços a serem oferecidos: cidadania, saúde e ecologia. O carro-chefe é a saúde, com as consultas oftalmológicas, conforme disse o magistrado. Para isso, médicos parceiros farão os atendimentos, além de mais quatro profissionais do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e 30 alunos de medicina vão potencializar os atendimentos.
 
Os serviços voltados à cidadania serão, por exemplo, ofertados pelo Judiciário, como separação, guarda, pensão alimentícia e outras demandas urgentes. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) também estará presente para realizar biometria e confecção de títulos de eleitor. Na parte ecológica o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) fará trabalho de conscientização socioambiental, tanto com os adultos, como com as crianças, por meio do jogo educativo Rebojando.
 
Parceiros - O Governo do Estado colocou à disposição várias secretarias que irão trabalhar na emissão dos mais variados documentos, assim como atendimentos em assistência social e saúde; o governo federal será parceiro por meio da Superintendência Regional do Ministério da Fazenda e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); demais integrantes do sistema de Justiça também atuarão no Ribeirinho, tais como Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), além de parcerias privadas, como laboratórios de análises clínicas, organizações humanitárias, profissionais autônomos, dentre outros.
 
Programação - A solenidade de abertura do projeto Ribeirinho Cidadão 2018 será realizada no dia 2 de abril na comunidade Praia do Poço, em Santo Antônio do Leverger, às 8h. No dia 4 de abril, o projeto segue rumo ao município de Barão de Melgaço e inicia o trabalho na orla da cidade, a partir de 13h30.
 
Leia também:
Ribeirinho Cidadão 2018 é apresentado a presidente

 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409