Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.04.2018 16:19

Inspeção vai aprimorar trabalhos no TJMT
Compartilhe
Tamanho do texto:
Entre os dias 23 e 27 de abril o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) recebe equipe da Corregedoria Nacional de Justiça, que fará inspeção de rotina, tanto no tribunal quanto nos cartórios (serventias extrajudiciais). Este é um trabalho que está sendo desenvolvido pela instituição nacional desde o início da gestão e que tem percorrido todos os tribunais do país. A informação consta na edição nº 10232 do Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta segunda-feira (9 de abril).
 
Esta é a primeira vez que a Corregedoria Nacional de Justiça inspeciona todos os tribunais. O objetivo é formatar um padrão mínimo de gestão, com vistas a construção de soluções.
 
Na oportunidade são verificados aspectos como os trabalhos nas varas da capital e do interior, os prazos processuais, as condições de trabalho dos servidores, o atendimento ao cidadão, gabinete dos desembargadores, produtividade dos magistrados, entre outros.
 
Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJMT, Túlio Duailibi, este é um procedimento de rotina e que vai garantir o aprimoramento dos trabalhos internos desenvolvidos pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. “Esta é a função da Corregedoria: fiscalizar ou regular as atividades da justiça. As inspeções têm ocorrido desde o ano passado e Mato Grosso ficou para este momento. É um trabalho de verificação in loco no Poder Judiciário estadual”, informou o magistrado.
 
De acordo com o juiz auxiliar da presidência, o TJMT já reuniu algumas informações prévias e enviou à Corregedoria Nacional de Justiça para que eles tenham dimensão do trabalho de inspeção a ser realizado em Mato Grosso. “Todas as áreas do tribunal estão preparadas. Nós recebemos essa visita como forma de nos enxergar, de ver nossa metodologia de trabalho”, complementou.
 
Também são verificadas questões de prazo processual e taxa de congestionamento nas unidades judiciárias. Fora isso, a atividade interna e administrativa corre dentro da normalidade. “Temos um bom rendimento, já que fomos eleitos o melhor tribunal de justiça de médio porte do país, segundo o último relatório ‘Justiça em Números’, do Conselho Nacional de Justiça”, finalizou.
 
Veja AQUI o DJE com a portaria.
 
Saiba mais:
 
Magistrados conhecem perspectivas para PJMT
 
Leia mais sobre as inspeções realizadas pelo CNJ:
 
Corregedoria inspeciona tribunal e cartórios em Santa Catarina
 
Noronha: “É hora de a Corregedoria conhecer a justiça brasileira”.
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409