Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.07.2018 16:19

TJ lança gincana de economia de papel e impressão
Compartilhe
Tamanho do texto:
“Faça o seu papel” é o tema da Gincana de Economia de Papel e Impressão que terá início neste mês de julho nos departamentos do Tribunal de Justiça e nas 79 comarcas do Poder Judiciário de Mato Grosso. A iniciativa é uma ação do projeto “Implementação da Gestão Matricial de Despesas – GMD no PJMT”, da Coordenadoria de Planejamento (Coplan), e conta com o apoio do Núcleo Socioambiental do TJMT.
 
Segundo o coordenador de Planejamento do TJMT, Afonso Maciel, a iniciativa tem o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental e a conscientização dos servidores e magistrados no uso desnecessário de impressões, evitando-se o desperdício, bem como a redução do gasto com essas despesas.
 
Nessa atuação conjunta, o GMD e o Núcleo promovem a sustentabilidade ambiental e econômica em relação à impressão de documentos e consequente diminuição do uso do papel. A medida tem o intuito de evitar a utilização desnecessária de impressões e o desperdício nos departamentos do TJ e nas comarcas do Poder Judiciário mato-grossense.
 
“Nosso objetivo é realizar uma gincana participativa e competitiva entre as áreas do Tribunal de Justiça e das comarcas, a fim de gerar economia com o gasto de papel e impressões, além de proporcionar a reflexão sobre o uso desnecessário desses indicadores, bem como a diminuição do resíduo ‘papel’ no lixo”, explica a assessora de Planejamento integrante projeto de Gestão Matricial de Recursos e Orçamento, Vera Lícia de Arimatéia Silva.
 
A Gincana será realizada no período de 1º de julho a 18 de agosto, em razão das diferenças de faturamento de impressões, para que sejam englobadas todas as áreas do Tribunal de Justiça e das comarcas.
 
A competição será dividida em duas frentes: disputa entre as comarcas, sem a subdivisão de entrâncias, todas concorrendo de forma igualitária; e disputa entre as unidades do TJ, sem a subdivisão por departamentos ou coordenadorias, todas concorrendo de forma igualitária.
 
A metodologia a ser usada, como regra, será a comparação das despesas das unidades do TJ e das comarcas com impressão, relativas ao ano passado, com os dados de impressão de cada participante em relação a este ano, dentre o período de faturamento de cada unidade e comarca.
 
A apuração será realizada de acordo com o período de faturamento do contrato de aluguel de impressoras (outsourcing). O período de faturamento é o seguinte:
 
• Comarca de Cuiabá e Tribunal de Justiça: de 18/07 a 17/08;
• Juizados Especiais de Cuiabá (Miranda Reis e Maruanã): de 01/07 a 31/07;
• Demais comarcas do Estado: de 01/07 a 31/07.
 
Segundo Vera Lícia, a comarca e a unidade do TJ que obtiverem o melhor resultado, qual seja, a redução percentual na sua fatura de impressão, será contemplada com um coffee break na respectiva comarca e unidade premiada, com a presença da equipe do teatro do TJMT.
 
A divulgação dos ganhadores será feita em agosto.
 
Saiba mais:
Veja ranking das comarcas que mais economizaram

 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409