Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.08.2018 12:48

Circulo de paz integra equipe em gabinete do TJMT
Compartilhe
Tamanho do texto:
A presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, inaugurou no seu gabinete o primeiro circulo de construção de paz. O circulo foi realizado na manhã desta segunda-feira (20) e foi desenvolvido com o objetivo de integrar a equipe e explicar – na prática – como funciona o método utilizado pelo Nupemec. Dez assessores e duas facilitadoras passaram momentos de união e troca de experiências das 8h às 11h da manhã.
 
De acordo com a instrutora e facilitadora do círculo, Roseli Barreto, o encontro foi impar e deu momentos de descontração e cumplicidade. “Nós fomos chamados para fazer a apresentação do conceito para os assessores da desembargadora Clarice. Nós propiciamos o diálogo entre todos, aproximamos os assessores, com comunicação e troca de valores. Perguntas empáticas em busca de aflorar os sentimentos de todos os participantes e fomos infinitamente felizes no encontro desse objetivo. Alcançamos a subjetividade das pessoas e foi algo maravilhoso esse tempo que passamos juntos”, disse.
 
A facilitadora explicou que o método não se aplica apenas para a solução de conflitos, mas que também é uma ferramenta de aproximação das pessoas. “Essas pessoas trabalham no dia a dia, mas não tem tempo para compartilhar histórias de vida, momentos de dificuldade e o diálogo é limitado ao trabalho. Mas nós precisamos resgatar essa grande roda de conversa, as amizades no ambiente profissional e a cumplicidade. Nosso método é feito com o trato de confidencialidade, então grandes histórias são contadas e sentimentos vêm à superfície de coração para coração. No fim das contas foi um grande presente para todos nós. No âmbito do Tribunal de Justiça foi o primeiro gabinete que realizou o circulo. Acredito que esse pontapé inicial pode gerar círculos nos demais gabinetes e em outras coordenadorias”, ponderou.
 
O assessor jurídico Wellington Corrêa se surpreendeu com o resultado do círculo. “Quando a desembargadora sugeriu a realização do círculo de paz todos nós estávamos céticos. Como seria isso, como funciona, será que temos algum conflito interno? Ficamos meio na dúvida, mas quando o circulo começou nós entendemos que eles vão muito além daqueles conceitos que nós detínhamos dele. Dar ênfase ao lado humano, pois o lado profissional está explicito quem faz melhores despachos, quem faz agravos, quem tem o currículo em tal área. Mas por conta da correria, das metas, CNJ; nós não sabemos o que se passa na vida do outro. O circulo desmistificou toda nossa teoria e mistificação do tema. Foi excelente e maravilhoso. Nós precisamos ter outros oportunidade como essa periodicamente, para sempre buscarmos encontrar a paz entre os colegas”, comentou.
 
Assessora de gabinete, Stella Marcitelle Pauletto, elogiou a decisão da desembargadora Clarice. “No dia a dia não temos tempo para conversar sobre nossas vidas pessoais, não conhecemos nossos colegas, seus problemas e suas angustias e seus sonhos. Então foi muito produtivo nesse sentido, pois paramos um tempo e pudemos olhar no olho de cada um e nos aproximarmos como seres humanos. No nosso caso fez com que nós que trabalham com a desembargadora nos integrássemos ainda mais, trocamos experiências, valores que cada um possui e histórias de vida”, relembrou.
 
A inovação dos Círculos de Construção de Paz demonstra que esta vivência pode ser utilizada, também, dentro do ambiente de trabalho, para fortalecimento de equipe. A metodologia é feita por meio de uma roda de conversa, onde todos ficam em mesmo nível de igualdade, dando vez e voz para cada um falar das coisas que vêm do seu coração, de si mesmo. Não são determinadas questões relativas à racionalização. É uma forma de dar o poder de fala àqueles que integram o Círculo de Construção de Paz e o reflexo prático é a convivência de forma mais harmoniosa, com resultados positivos.
 
 
Veja matéria correlata:
Círculo de Paz fortalece trabalho em equipe no TJ
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409