Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.01.2019 12:28

Oficina de Gestão de Projetos visa alinhar entregas previstas no Plano de 100 dias
Compartilhe
Tamanho do texto:
Integrantes da Alta Administração, juízes, coordenadores e gerentes de projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso participam, de hoje a sexta-feira (23 a 25 de janeiro), da Oficina de Gestão de Projetos, promovida pela Coordenadoria de Planejamento (Coplan). A capacitação tem o intuito de detalhar as informações contidas no plano de gestão (biênio 2019/2020); apresentar a nova ferramenta de gerenciamento de portfólio de projetos, conhecida pela sigla em inglês PPM, que vai acompanhar o cumprimento das entregas previstas no Plano de 100 dias e no plano de gestão; além de promover o alinhamento com os projetos previstos no Planejamento Estratégico Participativo (PEP).
 
A abertura do evento, que é realizado no período matutino, na Escola dos Servidores, foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. “Cada área tem a sua função, tem a sua obrigação na administração, e no período de transição foram feitas reuniões e planejamentos, e o primeiro deles foi o Plano de 100 dias, que contém algumas medidas que a gente reputa que sejam mais urgentes e que venham a dinamizar o Poder Judiciário. Agora no início do ano já estamos alinhando com toda a equipe, todas as áreas reunidas e unidas, para que todas conversem entre si, não fiquem apenas cada uma fazendo o seu trabalho, mas que cooperem umas com as outras”, salientou.
 
Conforme explicou o presidente, o planejamento dos primeiros 100 dias de gestão visa melhorar os serviços que o Poder Judiciário presta à sociedade. “No final de tudo, quem vai ganhar com essas melhorias é o cidadão, aquele que precisa do Poder Judiciário. Durante esses 100 dias vamos fazer mais reuniões, alinhando sempre aquilo que apresenta maior ou menor dificuldade, porque temos projetos muito arrojados nesses 100 dias e que vão ter influência direta em fóruns e servidores”, complementou. Segundo afirmou, é preciso que a equipe verifique o andamento de todas as etapas dos projetos, como o cumprimento de prazos e despesas.
 
Presente à capacitação, o juiz auxiliar da Presidência Tulio Duailibi Alves Souza destacou que esse encontro visa confirmar aquilo que foi conversado durante o período de transição e estabelecer novamente o compromisso de cumprimento das metas. “Temos metas da informática com relação ao Processo Judicial Eletrônico, que tem que estar sempre em continuidade; meta que envolve a Coordenadoria Administrativa, que é a redução do período do prazo de contratação e a gestão das aquisições do Poder Judiciário; meta da Escola dos Servidores, de incentivar a realização de cursos na perspectiva coletiva, para que atinja o maior número possível de servidores, enfim, aquilo que foi apresentado por cada área durante o período de transição vai ser ratificado e vamos estabelecer o plano de ação para o cumprimento dessas metas”.
 
Segundo o magistrado, o êxito da gestão passa necessariamente pelo engajamento e pelo compromisso de toda a equipe escolhida pelo desembargador. “Já nesse primeiro mês de gestão é importantíssimo nos reunirmos novamente com todos os coordenadores e diretores, com todos aqueles que têm a função de fazer a máquina andar, para que façamos os alinhamentos com as diretrizes estabelecidas pelo desembargador como norte de sua gestão”, afirmou.
 
Representando a Coordenadoria de Planejamento, o coordenador Afonso Maciel enfatizou que o mote da gestão é justamente melhorar a prestação jurisdicional, com celeridade e rapidez, a fim de proporcionar resultados à sociedade. “Nada melhor do que um avião como metáfora, no sentido de que temos um voo de dois anos com relação à melhoria do nosso processo de trabalho e da nossa entrega para a sociedade, e trazendo os colegas servidores e magistrados para dentro desse avião como os tripulantes, e como passageiros toda a população de Mato Grosso, em especial as partes e os advogados, que merecem atendimento de grandeza”, afirmou.
 
Para ele, além do monitoramento e execução dos projetos, também é fundamental para a organização desenvolver o sentimento de pertencimento, “para que todos nós possamos nos comprometer, mesmo atuando na área-meio, com o resultado da organização como um todo. Só entregaremos uma Justiça célere e acessível se nós todos do Judiciário, área-meio e área-fim, estivemos imbuídos do mesmo objetivo”, complementou.
 
Em relação à ferramenta PPM, Afonso Maciel explicou que a iniciativa permitirá que as informações sejam alimentadas em um único sistema, que permitirá o monitoramento pela Coordenadoria de Planejamento e o acompanhamento pela Alta Administração, em tempo real. “A ferramenta será um grande instrumento de alinhamento entre o estratégico, o tático e o operacional dentro da gestão”, finalizou.
 
Para a coordenadora judiciária do TJMT, Mariely Steinmetz, esse tipo de oficina é bastante válida para todas as coordenadorias. “Esse tipo de reunião é muito importante porque a área judiciária é a área-fim do Segundo Grau. A maior parte dos projetos do Tribunal de Justiça envolve a área judiciária, seja para nos dar suporte seja para o nosso fim maior. Então, o alinhamento de todas as ações direcionadas e de todos os projetos estratégicos em uma só reunião, com todos os coordenadores envolvidos, demonstra a união da equipe no objetivo maior, que é a redução da taxa de congestionamento”, apontou a servidora.
 
A Oficina conta com a participação de representantes da Presidência, Vice-presidência, Corregedoria, Diretoria-Geral, coordenadorias, gerentes de projetos, entre outros.
 
 
Lígia Saito (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409