Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

30.01.2019 10:19

Ribeirinho Cidadão: em reunião parceiros ajustam os últimos detalhes
Compartilhe
Tamanho do texto:
Representantes de todos os parceiros do Ribeirinho Cidadão participaram de uma reunião nesta terça-feira (29/01) na Escola do Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso. Eles alinharam ações e tiveram a última conversa antes de iniciarem os atendimentos na próxima semana (4 a 14 Etapa Fluvial e 17 a 25 Etapa Terrestre). Na oportunidade detalhes das datas, logística de transporte e atuação foram concluídas.
 
Além da atuação jurídica o Ribeirinho Cidadão deste ano terá novidades, como o Criança Ribeirinha, que consiste na doação de brinquedos e roupas às crianças do Pantanal, o Dia D, que oferecerá os mesmos atendimentos em terra à população das cidades e cerca de 30 médicos de diversas especialidades. Trabalho reforçado por vários parceiros.
 
“O Ribeirinho cidadão é essa força, cada um no seu campo de atuação. Esse espírito de engajamento é de todos, temos quase 50 parceiros, a própria população ribeirinha, lideranças comunitárias, indígenas, prefeituras, entre outros. O projeto será desenvolvido dentro do Plano de 100 dias da gestão do presidente Carlos Alberto e prevê a integração de vários produtos do Tribunal. Isso fortalece, mostra que é possível fazer”, destacou o juiz José Antônio Bezerra Filho, um dos coordenadores do projeto.
 
Cada um colabora com o que pode oferecer em sua área. No caso do Galvan Escola de Cabeleireiros, além dos serviços, os ribeirinhos também aprenderão o ofício. As instituições unirão esforços para aturem no maior número de necessidades possíveis. A Secretaria Estadual de Educação desenvolverá o Muxirum da Alfabetização. O representante da Seduc, Manoel Satiro, explicou como funciona. “Nós atendemos às comunidades e oferecemos aulas àquelas pessoas que não tiveram oportunidade de estudar. Nossa clientela é geralmente acima dos 40 anos, temos uma pessoa com 103 anos em Nova Brasilândia. É importante e gratificante ver o resultado. É inclusão na sociedade. Temos uma flexibilidade para zona urbana e zona rural, por isso podemos atender conforme a necessidade do público. O princípio é irmos até onde eles estão”.
 
A Comissão Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) conduzido pela desembargadora Maria Erotides Kneip, fará atendimentos às mulheres, panfletagem e palestras sobre a violência contra a mulher, abuso sexual, o trabalho escravo e outros tipos de violência, também terão reforço das Comissões da Infância e de Responsabilidade Social da OAB, Tribunal Regional do Trabalho e Polícia Rodoviária Federal. Estamos muito felizes pelo convite realizado pelo Tribunal de Justiça, temos material impresso, poderemos fazer palestras sobre vários temas, orientações jurídicas sobre previdência social, os vários tipos de violência e diversos outros benefícios”, disse o presidente da Comissão de Responsabilidade Social da OAB, José Rodrigues Rocha Júnior. “Atuaremos no combate à exploração sexual, contra o trabalho escravo, mas também nos dedicaremos às crianças. Faremos apresentações com os cães que nos auxiliam em nossos trabalhos, demonstrando como eles localizam drogas, por exemplo, também levaremos uniformes para as crianças tirarem fotos como PRF”, revelou a chefe de operações da PRF, Iara Alves dos Santos.
 
A parte cultural estará nas mãos de Clovis Matos. Ele desenvolve a inclusão literária há 13 anos e o Papai-Noel Pantaneiro há 8 anos. Desta vez levará cerca de 5 mil livros para distribuir às comunidades. Além da literatura mundial, literatura infantil.
 
“Graças a Deus está tudo pronto. São essas conjugações de forças voltadas à pratica do bem que constituem a realização plena do Ribeirinho Cidadão que já está em sua 12ª edição. Temos um trabalho contínuo. A demanda reprimida diminui, mas não acaba, pois levamos mais serviços a cada edição e o Estado não consegue alcançar essas pessoas em regiões tão remotas, por isso a importância do Ribeirinho que promove uma transformação social. O projeto demonstra que a necessidade não é só de Justiça, mas sim na Cidadania. São essas proposições observadas pelo Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública que nos possibilitam a realização do evento e que ele possa realmente ser intitulado cidadão”, ponderou o coordenador, defensor Air Praieiro.
 
Outras ações dos parceiros: fornecimento de colchões e cobertores, água, rádios, geradores, emissão de documentos, corte de cabelo, oficinas pedagógicas, de cinema, biblioteca itinerante, palestras, disponibilização de vacinas, apoio institucional, palestras educacionais, entre outros.
 
 
Para a 12ª Edição as parcerias confirmadas são: Governo do Estado, Ministério Público, Defesa Civil, Marinha, Receita Federal, prefeituras de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, cartorários, Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Sesc Pantanal e Galvan Escola de Cabelereiros.
 
Em Santo Antônio de Leverger o Dia D será realizado no dia 4. Em Barão de Melgaço as ações do Dia D serão realizadas no dia 5 e em Poconé no dia 13 de fevereiro.
 
Saiba mais sobre o Ribeirinho Cidadão:
Combate à violência doméstica: Cemulher levará orientações ao Pantanal
 
Ribeirinho Cidadão transforma vidas de voluntários
 
Ribeirinho: consulta ajuda aposentada a fazer cirurgia
 
Ranniery Queiroz
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409