Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

30.01.2019 16:14

PJMT investe em capacitação para garantir segurança nos fóruns
Compartilhe
Tamanho do texto:
Com a preocupação de aprimorar ainda mais a segurança de magistrados, servidores e do público em geral o Tribunal de Justiça investe na capacitação dos militares que atuam no Poder Judiciário. Um grupo de 25 policiais militares, que atua na sede Tribunal de Justiça, nos Fóruns de Cuiabá e Várzea Grande, está passando pelo curso de ‘Habilitação e Uso de Pistola’. A capacitação começou na terça-feira (29 de janeiro), com a parte teórica, na Escola dos Servidores, e segue nos dias 30 e 31, com a prática no Clube de Tiros.
 
A ideia é que os participantes estejam familiarizados com a rotina da segurança orgânica (institucional) e também segurança pessoal. Os policiais são responsáveis pela segurança e proteção das pessoas que visitam e que trabalham nos fóruns.
 
“No primeiro dia, nós buscamos nivelar o conhecimento de todos os alunos iniciando basicamente pela parte de manuseio, regras de segurança e confiabilidade na arma. Esse é um modelo diferente daquele usado na PM e estamos trabalhando para que todos tenham melhor condições de emprego, caso necessário, dessas armas”, explica o tenente-coronel Marcos Paccola, cedido para o TJ.
 
Já o capitão Saulo Pellegrini Monteiro, cedido para o Fórum de Várzea Grande, responsável pela parte prática, ressalta a importância dessa atividade. “A partir do momento que os policiais confiam na técnica e no armamento que está à disposição, com certeza vai prestar um serviço melhor para a população, magistrados e servidores nas comarcas”.
 
Monteiro pontua ainda que o curso trabalha com a preocupação total do ambiente e as variáveis, quais sejam, o policial, equipamento, magistrados, servidores e todos os usuários do sistema judiciário de Mato Grosso. “Além do público que trabalha no Judiciário, temos uma preocupação grande com aqueles que visitam as instalações judiciárias, como promotores, defensores, advogados e publico em geral. É inconcebível pra nós, em qualquer situação de risco, um policial ferir, ainda que acidentalmente, uma pessoa do público. Por isso que estamos investindo em curso de reciclagem.”
 
Um dos participantes é o cabo Cassiano Quintilhano, que está cedido para a Corregedoria-Geral da Justiça do TJ (CGJ). “O policial passa pelo curso de oficial de soldado e depois disso precisa sempre de capacitações. Essa nova gestão que irá administrar o Judiciário no biênio 2019/2020 disponibilizou essa reciclagem que será extremamente importante para o nosso trabalho. No dia a dia trabalhamos com armas e precisamos conhecer nosso próprio armamento, estarmos habituados e também sabermos sanar eventuais problemas que surjam durante o trabalho.”
 
A ação faz parte do plano de 100 dias e também do plano de gestão e se inicia com esse curso de tiro para policiais da Coordenadoria Militar. Futuramente, se estenderá para magistrados e servidores com cursos, como segurança de ambiente, identificação de vulnerabilidade e ameaças, brigadista, atendimento pré-hospitalar e combate e intervenção ao incêndio.
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393/3409