Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.02.2019 18:44

Mesmo antes do lançamento oficial Ribeirinho Cidadão faz mais de 200 atendimentos
Compartilhe
Tamanho do texto:
A 12ª Edição do projeto Ribeirinho Cidadão inicia as ações oficialmente na segunda-feira (04 de fevereiro), mas o navio da Marinha já está aportado no município de Santo Antônio de Leverger (34 km ao sul de Cuiabá) realizando atendimentos médicos. A iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso e da Defensoria Pública levará serviços e cidadania a 46 localidades. O cronograma, que inicia na segunda-feira, segue até o dia 14 de fevereiro (etapa fluvial – percorrendo 36 lugares) e de 17 a 25 (fase terrestre – com visitas em 10 comunidades).
 
Cerca de 200 atendimentos de saúde (entre consultas médicas, procedimentos odontológicos) já foram realizados. O navio de assistência hospitalar Tenente Maximiano segue os atendimentos neste sábado (02), domingo (03) das 8h às 16h; e na segunda-feira (04) inicia o trajeto fluvial do Projeto Ribeirinho tendo os atendimentos até às 12h. “Há 35 militares a serviço da Marinha, nos quais estão 10 profissionais da saúde (médicos, dentistas e enfermeiros). É a primeira vez que estou subindo o rio Cuiabá para colaborar com o projeto Ribeirinho Cidadão. A expectativa é boa, pois estamos levando atendimentos de saúde e cidadania à população ribeirinha. Estamos felizes com essa oportunidade de ajudar nessa grande parceria”, pontuou o capitão tenente Raphael Saidel.
 
O médico tenente Kenzo Shimizu ficou honrado em participar do projeto Ribeirinho. “É Um grande prazer poder participar e ajudar essa população, que muitas vezes não tem assistência médica adequada. Poder fazer parte disso, ajudar e ver gratidão e gratificante”, comentou o médico a serviço da Marinha.
 
E a oportunidade foi elogiada pelo comerciante Romero Gustavo Reis, que já é ‘cliente’ do Projeto Ribeirinho. “Acho muito bom, pois todo ano eles vêm. Então, já é uma rotina, tenho muito a agradecer, venho todo ano fazer uma revisada. O povo fica feliz com esse atendimento, as pessoas não têm condições de ir para Cuiabá, o acesso é mais difícil. O pessoal já sabe quando dizem o ‘barco já chegou’, ai o pessoal vem mesmo. Essa população é muito carente e esse meu povo acha bom demais”, comentou.
 
As comunidades de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger e Poconé terão um Dia D do Projeto Ribeirinho Cidadão. O objetivo é reforçar os atendimentos em terra e agregar valor. Em Santo Antônio de Leverger o Dia D será realizado no dia 4. Em Barão de Melgaço, as ações do Dia D serão realizadas no dia 5 e em Poconé no dia 13 de fevereiro.
 
Outras ações dos parceiros: fornecimento de colchões e cobertores, água, rádios, geradores, emissão de documentos, corte de cabelo, oficinas pedagógicas, de cinema, biblioteca itinerante, palestras, disponibilização de vacinas, apoio institucional, palestras educacionais, entre outros.
 
 
Para a 12ª Edição as parcerias confirmadas são: Governo do Estado, Ministério Público, Defesa Civil, Marinha, Receita Federal, prefeituras de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, cartorários, Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Sesc Pantanal e Galvan Escola de Cabelereiros.
 
Ulisses Lalio/ Fotos: Adilson Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409