Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

07.02.2019 09:48

Estirão Comprido é a primeira comunidade rural a receber Ribeirinho Cidadão 2019
Compartilhe
Tamanho do texto:
Por volta das 14h dessa quarta-feira (6 de fevereiro), a expedição Ribeirinho Cidadão aportou na Comunidade Estirão Comprido, a cerca de 9 km de Barão de Melgaço pela estrada e a 12 km pelo Rio Cuiabá. Muitos moradores aguardavam no barranco do rio pelas chalanas do projeto e da Marinha do Brasil que traziam as equipe para os atendimentos.
 
 
O ponto de encontro foi a escola municipal da comunidade centenária. Nenhum morador sabe precisar quantos anos tem o local, mas a mangueira frondosa, onde as crianças foram entretidas com atividades recreativas, dá pistas de estar por ali há mais de 100 anos.
 
Seo João Nepomuceno de Araújo, de 88 anos, conta que é nascido e criado em Estirão, e que seus avós já viviam por ali. Nesta quarta, com muita dificuldade de locomoção, acompanhado de um dos seus 10 filhos, o pescador Benedito de Araújo, 43 anos, ele veio em busca de óculos porque “a vista está cansada”. “Ele tem catarata nos dois olhos, em 2017 foi marcada a cirurgia, mas devido à saúde dele não foi realizada. Agora queremos um conforto para ele com os óculos”, diz o filho.
 
“Todo ano eu venho no projeto, para nós que somos pobres o atendimento na beira do rio é coisa de Deus”, agradece o patriarca.
 
A dona de casa Marina de Jesus, 49, trouxe a mãe, a aposentada Joana Soares de Araújo, 74, que sofre com Alzheimer. As duas são nascidas em Estirão e raramente saem da localidade. “Todo ano esperamos o Ribeirinho Cidadão. Porque ir para a cidade é custoso. Precisa pagar embarcação, combustível para o motor, além do tempo de ir e voltar”, comenta Marina.
 
Além dos atendimentos, houve distribuição de toalhas e meias para adultos, doados pela Receita Federal, e brinquedos arrecadados pelos servidores do Poder Judiciário para o projeto Criança Ribeirinha. A dona de casa Renata Oliveira, 20, levou o filho Gustavo, de três anos, para acompanhamento do refluxo com o pediatra e já aproveitou para garantir uma bola. “Sabemos que os brinquedos foram dados de coração e pra criança brinquedo é sempre bem-vindo”.
 
Em quatro horas foram realizados 90 atendimentos médicos, sendo 30 da pediatria, 30 de clínica geral e 30 atendimentos oftalmológicos, além de serviços do INSS, corte de cabelo e documentação.
 
De Estirão Comprido a expedição segue para Porto Brandão, onde realiza os atendimentos nesta quinta-feira (7 de fevereiro).
 
Ribeirinho Cidadão - O projeto é realizado pelo Poder Judiciário e a Defensoria Pública, em parceria com a Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Marinha do Brasil - 6º Distrito Naval, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Governo de Mato Grosso, Federal, SICOOB-União, SESC Pantanal, Prefeitura dos municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, Colônia de Pescadores Z5, INCRA, UFMT, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Hospital Júlio Muller, Univag, OAB, Delegacia da Polícia Comunitária, Papai Noel Clóvis, Galvan Cabeleireiro, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, entre outros.
 
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:
 
Projeto Ribeirinho Cidadão destrava 400 seguros defeso em Santo Antônio e Barão
 
Embaixadora e cônsul da Áustria elogiam Ribeirinho Cidadão
 
Casamento comunitário realiza sonho de famílias em Barão
 
Ribeirinho Cidadão leva qualidade de vida a adolescente com doença rara e outras ações em Barão
 
Ribeirinho: Dia D ocorre em Barão de Melgaço nesta terça-feira
 
Ribeirinho oficializa união de 44 casais em Santo Antônio
 
Solenidade no Rio Cuiabá marca início do Ribeirinho Cidadão 2019
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409