Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.03.2019 11:01

Semana Justiça pela Paz em Casa terá esforço concentrado em processos de violência doméstica
Compartilhe
Tamanho do texto:
O período de 11 a 15 de março será marcado pela Semana Justiça pela Paz em Casa, movimento nacional do Poder Judiciário de empenho reforçado na tramitação de processos relativos à violência doméstica. No âmbito do Judiciário mato-grossense, a semana terá audiências concentradas, audiências de instrução, sentenças e júris de feminicídio.
 
O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Luiz Ferreira, expediu ofício aos 253 juízes do estado para que eles se dediquem com afinco aos processos que tratam de violência doméstica durante a semana.
 
“Todo o Judiciário está voltado para essa semana, fazendo o maior esforço para que todos os processos sejam analisados, sejam apreciados, julgados, fazendo com que as vítimas se encorajem a enfrentar essa violência”, ressaltou a juíza auxiliar da CGJ-MT, Edleuza Zorgetti.
 
Ao longo da semana, estão designadas 404 audiências a serem realizadas nas comarcas do Estado. Na capital, serão 30 audiências concentradas nesta segunda-feira (11 de março) e outras 30 na quarta-feira (13 de março). Além disso, os quatro juízes que atuam nas Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Cuiabá estarão focados em fazer despachos, decisões e sentenças nos mais de 10 mil processos que tramitam nas varas.
 
Também será realizado no Fórum de Cuiabá um Círculo de Construção de Paz com as servidoras, no dia 11 de março, e também com as vítimas que estiverem presentes nas Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, sob a condução da juíza Ana Graziela Vaz. O objetivo é incentivar o enfrentamento e a identificação da violência em todos os ambientes – profissional, familiar, doméstico etc.
 
Na última Semana Justiça pela Paz em Casa, realizada de 26 a 30 de novembro de 2018, 2.543 processos de violência doméstica tiveram sentença ou decisão proferidas pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. No mesmo período, o número de despachos foi de 1.447.
 
Série de reportagens – A partir do dia 13 de março, a Coordenadoria de Comunicação do TJMT irá veicular a série especial “Violência contra mulher: uma tragédia anunciada”, com diversas reportagens sobre violência doméstica, abordando as mais variadas nuances do assunto. O material jornalístico será divulgado no site do TJMT, na TV.JUS e nas mídias sociais do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393/3409