Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

12.04.2019 11:23

Servidores são capacitados pela Escola Itinerante durante Judiciário em Movimento
Compartilhe
Tamanho do texto:
Quanto mais os servidores do Poder Judiciário são capacitados, melhor o serviço é prestado ao cidadão que busca pela Justiça. Com este pensamento deu-se início nesta quinta-feira (11) as atividades da Escola Itinerante, desenvolvida pela Escola dos Servidores, dentro do projeto Judiciário em Movimento, que ocorre até sábado (13), na Comarca de Rondonópolis.
 
Além de Rondonópolis, participaram dos treinamentos ofertados das 8h às 22h no Trinunal do Júri, servidores das Comarcas de Alto Araguaia, Primavera do Leste, Paranatinga, Alto Garças, Campo Verde, Dom Aquino, Juscimeira, Jaciara.
 
Ao todo, 200 trabalhadores do Judiciário passaram pelas capacitações em Gestão de Pessoas, realizado pelo coordenador de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça, Lusanil Cruz; do treinamento de Controle de Informações Administrativo (CIA) ofertado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação, palestra ministrada pelo servidor Rosivaldo Rodrigues e do curso de Atualizações e inovações do Código de Processo Civil ofertado pelo servidor Wellington Corrêa.
 
"O fato da Escola trazer os treinamentos até a comarca permite que mais pessoas do interior tenham acesso a capacitação, afinal é na Primeira Instância que o grande público busca o Judiciário", comenta Lusanil Cruz.
 
O juiz diretor do Fórum de Rondonópolis, Francisco Rogério Barros deu boas vindas aos visitantes e destacou que o conhecimento é tudo, pediu que os participantes aproveitassem o dia, que seria longo. "Cada vez atuamos para eliminar o papel, não se vive mais sem os aplicativos como whatsapp. Hoje o Processo Judicial eletrônico, Pje é um caminho sem volta e é necessário nos adpatar a esta realidade", afirmou.
 
A agente de infância da Comarca de Primavera do Leste, Mara Moreira, aproveitou a presença do coordenador de RH e questionou sobre jornada e hora extraordinária. "Ponto positivo para o TJ e para nós servidores. Uma oportunidade única para gente que muitas vezes não dá para irmos até à Capital".
 
Para Anselma Cajango, gestora da Segunda Vara Criminal da Comarca de Rondonópolis o treinamento trouxe dimensão de assuntos que os trabalhadores das comarcas não tinham. "O projeto trouxe o TJ para perto da gente. Hoje tivemos contato direto com a pessoa que cuida do RH no TJ. Coisas que fazem com que nos sintamos parte do Poder Judiciário".
 
Atendimentos - Enquanto os servidores recebiam capacitação no Tribunal do Júri, a comunidade do Parque Universitário, recebia os atendimentos ofertados pelos parceiros do Judiciário e prefeitura. Como fazer exames, aferir pressão arterial, receber atendimento de saúde bucal, regularização de IPTU, doação de mudas, exposição de animais empalhados, solicitação de exame de DNA, conciliação e mediação entre outras atividades.
 
O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio agradeceu mais uma vez o desembargador presidente do Tribunal de Justiça, Carlos Alberto Alves da Rocha por levar o projeto para os bairros da cidade.
 
O juiz Francisco Rogério destacou que a população de Rondonópolis abraçou o projeto. E que os mesmos serviços serão ofertados em outras comarcas por onde o projeto passar.
 
Nesta sexta-feira (12), as equipes do projeto realizam os últimos atendimentos jurídicos e de cidadania em Rondonópolis. Os trabalhos serão das 9h às 17h no Jardim Liberdade.
 
Paralelo ocorre a audiência pública no Tribunal do Júri, das 9h às 12h e na noite ocorre abertura da Jornada de Estudos, com a palestra "Aspecto relevantes da Lei de Tortura", ministrada pelo juiz da Vara Militar de Cuiabá, Marcos Faleiros. No sábado (13) as atividades continuam até às 12h.
 
Leia outras materias sobre o Judiciário em Movimento:
 
Jornada de estudos pretende integrar comunidade jurídica
 
População do Parque São Jorge busca serviços do Judiciário em Movimento em Rondonópolis
 
Rondonópolis recebe atendimento na Praça Brasil no primeiro dia de Judiciário em Movimento
 
Alcione dos Anjos/Adilson Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409