Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

30.04.2019 12:57

Judiciário de MT celebra 145 anos com entrega de honrarias a pessoas anônimas
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Judiciário de Mato Grosso, que tem a missão constitucional de levar Justiça à sociedade, escolheu, pela primeira vez, comemorar o aniversário de instauração do Tribunal de Justiça homenageando pessoas anônimas que, geralmente e muitas delas de forma voluntária, contribuem direta e indiretamente para o fortalecimento e crescimento do Poder.
 
Esses cidadãos e cidadãs, assim como a própria Justiça, que não medem esforços para auxiliar o Judiciário a garantir os direitos da população em todo o Estado, foram homenageados, na celebração dos 145 anos do Tribunal de Justiça, com a Medalha da Justiça. O desembargador-presidente, Carlos Alberto Alves da Rocha, durante a cerimônia, ofertou condecorações a 11 pessoas que colaboraram em diferentes projetos e ações do Poder Judiciário.
 
Entre os agraciados estão Adejanir Vieira de Almeida, que trabalhou voluntariamente em todas as edições do projeto Ribeirinho Cidadão, ajudando a equipe a emitir RG nas comunidades carentes em que passavam, e o motorista do Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, Sebastião Alessandro Evangelista Silva, que ajuda na distribuição de mudas, interagindo com a comunidade e participando ativamente do projeto.
 
É com a visão de compartilhamento e aproximação com a população que o presidente Carlos Alberto Alves da Rocha, durante o evento, lembrou que o Judiciário pertence à sociedade. "O nosso Judiciário, em 1º de maio, completa 145 anos. É uma história marcada de acesso à Justiça e garantia do estado democrático de Direito. Digo nosso, porque o Poder Judiciário não pertence apenas ao servidor ou ao magistrado. Pertence também à sociedade e a todos nós interessa o seu fortalecimento".
 
O presidente do TJ aproveitou e convidou àqueles que tiverem interesse em auxiliar a evolução do PJMT, que possam visitar a Presidência do Tribunal de Justiça para dar a sua contribuição. O convite leva em consideração o fato de que o PJMT está à frente do próprio tempo, próximo do cidadão e longe da pecha de se manifestar apenas nos autos.
 
A cerimônia foi aberta com a encenação do discurso ‘Oração aos Moços’, do grande escritor brasileiro e patrono da Justiça, Rui Barbosa. O texto, escrito nos idos de 1920 diretamente para os estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, ainda é referência para os operadores das leis no país. Com a apresentação do grupo teatral Cena 11, a mensagem transmitida foi de uma Justiça voltada para a sociedade.
 
Assim, lembrou que nos idos desses 145 anos foram inúmeras as vezes que o Poder Judiciário de Mato Grosso ganhou projeção no cenário nacional com práticas inovadoras e na vanguarda do próprio tempo. "Inovamos em tecnologia e avançamos com a implantação de sistemas como o Processo Judicial Eletrônico (PJe), que já está instalado em 75% das varas. Ainda temos muito a fazer. Nos próximos dois anos queremos completar 100% das varas com acesso ao processo digital e não termos nenhum novo processo físico."
 
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Leonardo Campos, destacou que o Poder Judiciário de Mato Grosso é a maior conquista social do Estado. O advogado ressaltou ainda que a OAB se orgulha de há 85 anos ser parceira e fazer parte da história do Poder Judiciário.
 
“Somente um Judiciário antenado às necessidades de sua gente e da sociedade em que está inserido é capaz de perseguir a verdadeira vocação, que é a pacificação social, missão também da OAB. Não há sociedade sem Judiciário e nem Judiciário que se sustente sem estar em consonância com a sociedade a quem deve servir. Por isso, fico feliz e tranquilo ao ouvir o presidente Carlos Alberto dizer que o Poder Judiciário de Mato Grosso pertence ao povo.”
 
O procurador-geral da Justiça, José Antônio Borges, se lembrou da construção do Poder Judiciário até chegar aos tempos de agora. “A história do nosso Judiciário vem sendo construída há tempos e em 1988 tivemos uma nova roupagem, saindo do direito privado e passando para o direito coletivo e difuso. Vemos aí o Direito do Consumidor e o Direito ao Meio Ambiente e são essas demandas que levam o Judiciário a essa participação efetiva em decisões importantes para a população. O mais importante de uma Justiça ágil, ainda mais nesse momento em que temos a possibilidade da informatização, é manter a justiça social. Temos que estar sim de portas abertas para fazermos justiça para o mais humilde, é uma obrigação nossa.”
 
A presidente interina da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Janaína Riva, destacou que se lembra das instalações das comarcas no interior do Estado e como essa aproximação da Justiça trouxe imensos benefícios para a população mato-grossense. “Tenho clara a imagem de quando se instalavam comarcas no interior e cada obra tinha o significado social, muitas vezes, maior que o fim jurídico. Era a sensação de segurança e fim de abandono a cada comarca instalada. Queremos firmar o compromisso de fortalecer as comarcas do Estado, pois sabemos o quanto são importantes para todos.”
 
O governador do Estado, Mauro Mendes, apontou que daqui a algum tempo, as pessoas irão se lembrar do Judiciário com orgulho pelo papel que desempenha hoje. “Tenho certeza que Mato Grosso precisa muito da nossa Justiça como é hoje. Todos aqui compreendem o papel importante que ela tem na democracia e na estabilidade do nosso país e do nosso Mato Grosso. Tenho absoluta convicção que a Justiça, neste Estado, tem sido promovida por este Tribunal e por todos os operadores de Direito. Vim aqui para externar a nossa gratidão e reconhecimento a esse importante poder e à sua história.”
 
Cápsula do Tempo – A fim de contribuir com as futuras gerações, os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso foram convidados a deixar uma lembrança para o Poder Judiciário que existirá em 2064, quando a instituição completará 190 anos. Todos deixaram em um envelope lacrado informações, cartas, fotos e mensagens contemporâneas, as quais foram depositadas em uma cápsula do tempo que ficará exposta no Espaço Memória do TJMT.
 
Veja mais fotos em nosso Flickr. Clique AQUI.
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393/3409