Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.08.2019 10:02

Casamento Comunitário realiza sonhos de casais em Alto Araguaia
Compartilhe
Tamanho do texto:
 A noiva Adaiana Oliveira estava vestida especialmente para a ocasião da realização de um sonho que ela trazia consigo há muitos anos, casar com o amor de sua vida! Ela já morava junto com Marcos Martins há 10 anos, e, mesmo assim, parecia que algo estava faltando e ela sabia que o era - a formalização da união. Pais de Thaylon, de sete anos, eles não tinham condições de arcar com os custos de casório. Por isso aguardavam a oportunidade.
 
Na noite dessa terça-feira (13 de agosto) o sonho foi realizado durante o primeiro casamento comunitário realizado na expedição Araguaia Cidadão, em Alto Araguaia (415 quilômetros de Cuiabá). O mutirão do Poder Judiciário leva serviços ligados à justiça, cidadania e saúde para a população da cidade e também dos municípios de Alto Araguaia, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu e Pontal do Araguaia.
 
Ela contou que quando ficou sabendo que o Judiciário realizaria o casamento comunitário, mais que depressa se inscreveu. Para garantir que tudo fosse perfeito, comprou o tecido de seu vestido, escolheu a cor, decidiu o modelo e mandou fabricar algo único, assim como seu amor pelo marido.
 
Além de Adaiana e Marcos, outros 22 casais realizaram o mesmo sonho. Na Universidade de Mato Grosso (Unemat), parceiro no evento, o gramado foi preparado exclusivamente para a ocasião. Lá, as flores perfumavam o ambiente, a penumbra da chegada da noite dava o ar de romance e as testemunhas confirmavam o respeito entre os casais. As crianças, filhos dos casais, demonstravam a confiança daqueles que já moravam juntos e resolveram reafirmar o compromisso.
 
"Hoje realizo um sonho que não tem tamanho. Porque eu queria muito, mas não podia. Agora eu sou casada e minha vida vai mudar, até batizar na igreja eu vou poder", ressaltou emocionada.
 
O casamento foi realizado gratuitamente para todos e em parceria com a prefeitura por meio da Secretaria de Ação Social. De acordo com a secretaria Priscila Melo, tudo foi pensado com muito carinho para garantir àqueles que não tinham condições financeiras para realizar o matrimônio.
 
"Nós abrimos as inscrições sem limites de casais. A observância era receber até dois salários mínimos, ter declaração de hipossuficiência e querer casar. A prefeitura decorou o espaço e fez um casamento moderno ao ar livre para os noivos realmente ter o casamento dos sonhos. Ainda conseguimos parceria para que todas as noivas fossem maquiadas gratuitamente na loja O Boticário da cidade com produtos de alta qualidade e maquiadores profissionais", contou Priscila.
 
A juíza-coordenadora do evento, Marina França, destacou que o casamento comunitário realizado dentro do Araguaia Cidadão é uma parceria com os trabalhos da Corregedoria-Geral da Justiça que isenta os noivos das taxas. “São 23 casais e muitos deles já viviam juntos e agora estão oficializando a união, alguns deles casais jovens e outros já na melhor idade. O evento é voltado para as pessoas que têm certidão de hipossuficiência para que possamos dispensar os emolumentos dos cartórios e assim facilitar as conversões dessas uniões estáveis em casamento.”
 
Já o juiz responsável pelo Araguaia Cidadão destacou que todos os serviços ofertados dentro da expedição, assim como o casamento comunitário, foram cuidadosamente pensados para o evento. “Nós ofertamos uma grande gama de serviços e fechamos o primeiro dia com a cereja do bolo, o casamento comunitário. O Araguaia Cidadão foi concebido nesta gestão em uma ideia ousada que foi totalmente apoiada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. Temos aí um embate que são mais 10 dias pela frente e que temos certeza de sucesso, assim como foi o primeiro dia”, concluiu o magistrado.
 
Veja mais fotos no Flicker do TJMT, clicando AQUI.
 
Leia matérias correlatas:
 
Araguaia Cidadão é lançado e começa a entregar serviços à sociedade
 
 
Autoridades e população prestigiam abertura da expedição Araguaia Cidadão
 
 
Keila Maressa (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394