Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.08.2019 14:33

Judiciário auxilia na formação moral e cívica de crianças em Alto Araguaia
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Representantes do Poder Judiciário de Mato Grosso participaram na noite desta quarta-feira (14 de agosto) do lançamento do programa Bombeiros do Futuro voltado para 50 crianças e adolescentes da região que estão em situação de vulnerabilidade. A ação é desenvolvida pelo corpo de bombeiros local e conta com parceiros para dar efetividade aos trabalhos a serem realizados.
 
No caso da Justiça Estadual, a ajuda é feita por meio do repasse de valores advindos de transações pecuniárias para que sejam adquiridos uniformes e materiais para os alunos. As aulas são ministradas aos sábados, das 8h às 12h, e, durante o treinamento, os alunos vão aprender noções de valores morais e cívicos e também aprender a fazer algumas atividades que os bombeiros já exercem, como primeiro socorros, voluntariado e ações brigadistas.
 
Victor Gabriel de Souza Carvalho é um dos alunos e quando ficou sabendo do projeto pediu para a mãe o inscrever. Segundo ele, é uma oportunidade de ter um futuro melhor. “Eu falei pra minha mãe que queria participar. O projeto é gratuito e vai fazer com que eu tenha muitas coisas melhores na vida. Eu vou correr, ter aula de natação e isso vai melhorar meu preparo físico. Acho que a gente também vai aprender sobre preservação da natureza e primeiros socorros, daí quando precisar salvar alguma pessoa que está precisando muito, muito, muito de ajuda, eu já sei o que fazer.”
 
A mãe dele, Odinéia Mariana de Souza, é assistente social na cidade e conta que ficou toda orgulhosa quando o filho pediu para ser inscrito no projeto. “Foi um momento muito importante pra mim quando ele resolver se inscrever no projeto porque eu sei que esse é um programa importante para o futuro dele e, principalmente, para a disciplina. A gente que lida com famílias vulneráveis, conhece a dificuldade das pessoas que não têm oportunidades. Ali, eles vão aprender mais sobre disciplina, respeito aos demais membros dentro de casa e ao diálogo amistoso.”
 
O responsável pela iniciativa, comandante do Corpo de Bombeiros em Alto Araguaia, subtenente Gonçalves, destaca a ação como de grande auxílio para a sociedade da cidade. “Faz pouco mais de um ano que a corporação se instalou na cidade e o projeto Bombeiros do Futuro é um sonho do núcleo que tem como principal objetivo facilitar às crianças o enfrentamento às situações de vulnerabilidade a que estão submetidas. São crianças que têm pais alcoólatras, ou que estão inseridas em família com baixa remuneração e que precisam de estímulo para enfrentar o mundo com mais motivação.”
 
Também o tenente-coronel Alcides Domingues de Oliveira, comandante do Segundo Comando Regional, destacou que os ensinamentos repassados propiciarão aos jovens conhecer valores sociais que serão utilizados para a vida toda. “Queremos com isso que esses adolescentes, ao chegarem à idade adulta, sejam cidadãos de bem e exemplo na sociedade. Onde ele estiver trabalhando, ele vai refletir os maiores valores da nossa sociedade. Para isso, contamos com diversos parceiros como o Judiciário, que facilita a realização dessa iniciativa.”
 
A juíza da cidade, Marina França, conta que o projeto já era esperado pela sociedade que conhecia o sucesso da ação em outras comarcas. “A gente espera que a educação moral cívica seja plantada nessas crianças para que elas cresçam com valores sólidos e possam repassá-los para os irmãos e para a comunidade que elas estão inseridas. O grupo vai aprender sobre hierarquia, disciplina e respeito ao próximo. A semente está sendo plantada neles e vai crescer, virar uma árvore frondosa e as pessoas que estiverem sob a sombra deles vão aprender o que eles aprenderam também.”
 
Além da juíza Marina França, também participaram do lançamento o juiz José Antonio Bezerra Filho, responsável pela expedição Araguaia Cidadão, e servidores da comarca.
 
Araguaia Cidadão – O projeto foi lançado durante a passagem do projeto Araguaia Cidadão na cidade. A expedição começou no dia 13 de agosto e segue até o dia 21 levando serviços voltados à justiça, saúde e cidadania à população. Além de Alto Araguaia, serão visitadas outras cinco comarcas, quais sejam, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu e Pontal do Araguaia.
 
Leia sobre assuntos correlatos.
 
Casamento Comunitário realiza sonhos de casais em Alto Araguaia
 
 
Juvam marca presença com distribuição de mudas no Araguaia Cidadão
 
 
Confirmação de paternidade definirá futuro de menina de seis anos
 
 
Keila Maressa com informações e fotos de Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393