Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.08.2019 15:35

Araguaia Cidadão: visitantes aprovam projeto ‘Inclusão Literária’
Compartilhe
Tamanho do texto:
Aos 14 anos, a rotina do estudante Vinícius Rodrigues é corrida. Ele frequenta o nono ano da Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck, no município de Alto Araguaia, a 415 km de Cuiabá, e também tem atividade extracurricular a cumprir. Na última terça-feira (14 de agosto), ele estava passando pelos arredores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e, ao ver a grande movimentação de pessoas no local, resolveu entrar e ver o que estava acontecendo lá dentro.
 
Das diversas salas que ofertavam serviços e concentravam aglomeração de pessoas, um estande despertou a atenção dele: uma grande banca de livros, ciceroneada pelo historiador Clovis Matos. Ali, Vinícius se tornou cliente do projeto “Inclusão Literária”, desenvolvido desde 19 de novembro de 2005 e parceiro da expedição Araguaia Cidadão.
 
“Vi que tinha muitos livros e vim aqui para ver. Gosto de ler, principalmente livros de ação”, conta o garoto. Ao saber que poderia levar uma daquelas publicações para casa, ele ficou ainda mais contente. Do dilema inicial entre levar o ‘O caso dos dez negrinhos’, da famosa autora britânica Agatha Christie, e o livro ‘Refém’, de Roberto Crais, o estudante acabou optando pela narrativa do norte-americano. “Esse projeto é uma oportunidade de ajudar e incentivar a leitura. Pra quem gosta de ler, é bom demais”, destaca Vinícius.
 
A banca de livros também despertou a atenção da pequena Maria Eduarda Nunes, de 11 anos, do sexto ano da Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck. Ela disse que já sabia que encontraria os livros no evento e ainda estava em dúvidas sobre o que levaria para casa. “Gosto de ler livros de aventura e gibis. Poder escolher um aqui é muito bom.”
 
Fascínio – Clovis Matos, também conhecido como Papai Noel pantaneiro, trouxe para a expedição Araguaia Cidadão aproximadamente 2,3 mil livros e publicações para serem distribuídos ao longo do percurso, nas cidades de Alto Araguaia (13 e 14), Araguainha (15 de agosto), Ponte Branca (16 de agosto), Ribeirãozinho (17 de agosto), Torixoréu (18 de agosto) e Pontal do Araguaia (19 e 20 de agosto).
 
“Acho que qualquer livro que você pegue, ainda que sejam esses que a meninada gosta, como Guerra dos Tronos e Harry Potter, tem conhecimentos inimagináveis. Nós talvez não tenhamos o mesmo ganho que um adolescente tem ao ler um desses livros. Então, livro é um grande instrumento de transmissão de saberes e de culturas. É fascinante trabalhar com esse projeto, é a segunda caminhada minha com o ‘Ribeirinho’, vamos dizer assim, com essa estrutura grande que viaja e tal, mas há muitos anos eu participo com o Programa Justiça Comunitária, com o dr. Tony. Já participei de várias edições e acho fantástico. Toda vez que eu vou, falta livro”, assinala Clovis.
 
Segundo ele, uma experiência o deixou fascinado no ano passado. “Eu faço o Papai Noel pantaneiro e todo pacotinho de presente que eu levo, que tem um brinquedo, tem um livro junto. Eles estão recusando o brinquedo e pedindo livro. É tudo que eu quero! Me pedir livro, ‘ah, eu quero um livro Papai Noel, não quero o brinquedo, pode guardar...’ É isso que eu quero, está dando resultado, e esse tipo de resultado que eu espero”, avalia.
 
Para o historiador, a iniciativa de levar livros a municípios isolados, como os do Pantanal e do Vale do Araguaia, é fantástica. “Se as pessoas que frequentam shoppings muitas vezes não têm dinheiro para comprar livro, imagina as pessoas de cidades pequenas. Criei o projeto pensando nisso. Estive aqui em Alto Araguaia há 30 dias e deixei 800 livros de graça. Levar leitura à população, esse é o objetivo do projeto”, finaliza.
 
Leia abaixo outras notícias do Araguaia Cidadão:
 
Judiciário auxilia na formação moral e cívica de crianças em Alto Araguaia
 
Casamento Comunitário realiza sonhos de casais em Alto Araguaia
 
Juvam marca presença com distribuição de mudas no Araguaia Cidadão
 
Confirmação de paternidade definirá futuro de menina de seis anos
 
Doações de roupas e calçados trazem alegria à população de Alto Araguaia
 
 
Lígia Saito (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409