Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.08.2019 18:27

Araguaia Cidadão é sucesso de público em Araguainha
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Nesta quinta-feira (15 de agosto), a pacata cidade de Araguainha, menor município do Estado, literalmente parou para receber a oferta de serviços jurídicos, de cidadania e saúde ofertados pela expedição Araguaia Cidadão. Tal qual uma festa onde os convidados se arrumam para a recepção, os moradores – que, no total, somam pouco menos de mil – se prepararam para ir até a Escola Estadual Rui Barbosa e participar da ação promovida pelo Poder Judiciário estadual e parceiros. E contaram com uma ajuda extra: o dia de hoje foi ponto facultativo no município, decretado pelo prefeito Sílvio José de Morais Filho, para que todos pudessem aderir à iniciativa. Toda a ação é coordenada de perto pelo juiz José Antonio Bezerra Filho, responsável pelo Araguaia Cidadão.
 
Prestes a completar 80 anos, a araguainhense Inês Severina Ferreira foi uma das primeiras a receber atendimento no mutirão. Nascida e criada na região, ela estava com o título de eleitor cancelado e aproveitou a vinda da expedição para fazer a revisão eleitoral. Mesmo sem ter obrigatoriedade de votar, ela fez questão de obter um novo título para participar das próximas eleições. “Na eleição derradeira, não pude votar. Fui lá e me falaram que meu título estava cancelado. Voto desde meus 20 anos, toda a vida eu votei. Graças a Deus fui bem atendida aqui. Graças a Deus tem esses serviços. É bom que vieram aqui na nossa cidade. Bom demais da conta! A gente quase não pode mais estar viajando. ‘Tô’ velha, né?”, contou dona Inês, sorridente com o novo documento em mãos.
 
Acompanhada do marido Daniclécio Barbosa de Oliveira, a empregada doméstica Elaine Cristina da Silva, de 32 anos, também chegou cedo à escola e aproveitou para plastificar 14 documentos, fazer a inscrição no programa Minha Casa, Minha Vida e solicitar a segunda via da certidão de nascimento do esposo. Acompanhada dos quatro filhos (Maria Eduarda, Higor Antônio, Maria Júlia e Ana Heloísa), ela elogiou o Araguaia Cidadão. “Acho importante porque a comunidade é muito pequena. Não encontramos esses serviços para fazer aqui nem pagando. E a cidade não gera muito dinheiro, então não temos condições financeiras. Essa iniciativa é muito boa’, avaliou.
 
Vaidosa, a adolescente Maria Vitória Fernandes da Silva, de 15 anos, chegou ao mutirão em busca de informações sobre título de eleitor e aproveitou a oportunidade para um novo corte de cabelo e design de sobrancelha. “Aqui, para a gente fazer, é o ‘olho da cara’ e do jeito que eu queria ninguém sabe fazer. Gastaria mais de R$ 100, e, saindo de graça, é muito melhor”, afirmou.
 
Aos 32 anos, o cadeirante Jonas Almeida dos Santos foi o primeiro a receber as doações viabilizadas por meio do Araguaia Cidadão. “É um projeto muito bom, porque está ajudando a comunidade. Agradeço de coração mesmo, por tudo que tem feito pela cidade de Araguainha, uma cidade carente. Espero que vocês continuem desse jeito. Também saio feliz por estar levando essas doações, fora os projetos de identidade, serviços de médico, é muito bom para a cidade. A gente tem que se locomover daqui para outra cidade mais próxima para adquirir esse tipo de serviço e, trazendo esse serviço para cá, fica mais fácil para a comunidade”, disse o jovem, acompanhado da esposa e dos dois filhos.
 
Além da doação de roupas e calçados, as crianças presentes tiveram uma novidade: ganharam brinquedos arrecadados em Cuiabá por meio do projeto Criança Araguaia. A pequena Ana Heloísa da Silva, de oito anos, carregava nas mãos um par de chinelos, gibis da Turma da Mônica e uma nova boneca. “Achei muito legal. Demais! Queria uma boneca, porque não tenho nenhuma dessa. Fiquei feliz!”, contou. Maria Júlia Pereira da Silva, de nove anos, também estava contente com a nova boneca em mãos. “Foi muito legal ganhar a boneca. Já tive uma dessas, mas queria outra. Gostei do chinelo também”, afirmou.
 
Grávida de quatro meses, Daiane Oliveira Almeida, de 26 anos, estava com o filho Ezequiel, de quatro anos, que ganhou um cavalo de pau. “Eu vim tirar a identidade dele e depois vou plastificar. Achei muito bom o mutirão, precisa voltar mais vezes. Foi bom demais ganhar os presentes. Agora não teria condições de comprar, então, veio em boa hora”, contou a jovem, que ainda desconhece o sexo do novo bebê a caminho.
 
Sandra Alves Gonçalves, que trabalha na limpeza da escola que sediou o mutirão de serviços, trouxe o filho dela, Heitor Gonçalves Sanzion, para fazer o primeiro RG. Ela foi só elogios ao Araguaia Cidadão. “Para a gente, foi bem melhor. Teria que ir até Alto Araguaia para fazer o documento dele, então foi uma oportunidade única. Aqui a gente não tem esse serviço e seria um gasto a mais ter que ir para lá. Estou satisfeita com o serviço. Ainda quero plastificar três documentos e, se possível, levar Heitor para cortar o cabelo”, revelou.
 
Festividade – Segundo o prefeito Sílvio José de Morais Filho, o dia começou bem movimentado no menor município do Estado. “É uma alegria muito grande, é uma satisfação imensa poder receber uma equipe tão dedicada, com vários profissionais, tanto da área da saúde, Defesa Civil, todo pessoal do Tribunal de Justiça, enfim, uma série de trabalhos que estão sendo desenvolvidos em nosso município. É uma sensação de alegria, de dever cumprido. Você vê as pessoas sendo bem atendidas, solucionando os problemas que muitas vezes estavam parados há muito tempo, e a gente conseguiu trazer agilidade, facilidade e tranquilidade para as pessoas neste momento”, afirmou.
 
Silvinho, como é conhecido na cidade, fez um agradecimento especial em nome de toda a população local. “Só temos a agradecer ao Tribunal de Justiça e a todos os envolvidos pela parceria, pelo carinho que estão tendo com nosso povo, com Araguainha, e desejar que tudo transcorra da melhor maneira possível e que todos tenham seus problemas solucionados”.
 
Sobre a alcunha de a cidade pertencer ao chamado ‘Vale dos Esquecidos’, o prefeito afirmou que hoje isso pode ser considerada notícia antiga. “A gente vem, aos poucos, transformando essa realidade. E quando a gente se encontra com parceiros como o Tribunal de Justiça, a doutora Marina França e toda sua equipe, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, todos envolvendo essa grande quantidade de pessoas, a gente tem certeza de que nós não somos esquecidos, hoje nós somos os mais lembrados, modéstia à parte. Nós paramos a cidade para esse evento e a cidade está toda aqui envolta nessa grande festividade”.
 
Já a juíza-diretora do Foro da Comarca de Alto Araguaia, responsável pela jurisdição de Araguainha, Marina Carlos França, ressaltou ser gratificante poder ofertar aos moradores todos esses serviços. “Aqui é um município bem pequeno, uma população de menos de mil habitantes, e muitos serviços básicos não são disponibilizados por causa do tamanho do município. Quando a gente traz esses serviços, a população comparece em massa para fazer uso deles. Apesar de ser um local pequeno, o número de atendimentos é muito grande, porque a população é muito carente desses serviços públicos que estão sendo ofertados aqui. A cidade parou para receber a expedição do Araguaia Cidadão e eu fico muito feliz porque vejo o agradecimento no olhar das pessoas. É muito gratificante esse carinho da população, do prefeito, dos secretários, que prepararam mesmo toda a cidade para nos receber”, afirmou.
 
Nesta sexta-feira (16 de agosto), a expedição Araguaia Cidadão segue para o município de Ponte Branca, onde o atendimento será feito na Escola Municipal Pe. Humberto Angeloni, na Rua Gustavo Nogueira Silva, s/n, também das 9h às 17h.
 
Leia notícias sobre o Araguaia Cidadão:
 
Araguaia Cidadão: visitantes aprovam projeto ‘Inclusão Literária’
 
Casamento Comunitário realiza sonhos de casais em Alto Araguaia
 
 
Lígia Saito (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409