Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

19.08.2019 07:32

Expedição Araguaia Cidadão ajuda a preservar a saúde de motorista em Ribeirãozinho
Compartilhe
Tamanho do texto:
Quando acordou no último sábado (17 de agosto) e resolveu acompanhar a esposa no mutirão de serviços ofertados em sua cidade, o motorista Antônio Valdivino Rodrigues Silva, de 59 anos, nem imaginava que sua saúde estava em risco. Ele foi até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ribeirãozinho (469km a leste de Cuiabá), onde estavam sendo ofertados os serviços da expedição Araguaia Cidadão, para buscar a segunda via de sua certidão de casamento. No local, a esposa dele aproveitou para fazer um teste de glicemia e acabou chamando o marido para acompanhá-la. O resultado dela deu normal, mas o de seu Antônio estava alteradíssimo: 405 mg/dl, acompanhado de alteração na pressão arterial: 14X10.
 
Na mesma hora, ele foi orientado a seguir imediatamente para o hospital para ser medicado e evitar complicações. No leito do hospital, Antônio recebeu a equipe da Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça e contou que, se não tivesse feito o exame, nem saberia que tinha esse problema de saúde, porque nunca ‘sentiu nada’. “Quando acusou o diabetes, o médico falou que eu tinha que ir na hora pro hospital. Nunca senti nada, tenho uma chácara e faço trabalho o dia todo lá”, contou o motorista. Ele revelou que a mulher faz doces para vender – “lá em casa é a casa do doce” - mas garantiu que não come muito coisas açucaradas. “Sabendo disso agora, não vou comer de jeito nenhum”, assegurou.
 
Antônio foi um dos moradores de Ribeirãozinho que fez questão de prestigiar um dos maiores eventos realizados na cidade nos últimos tempos: o mutirão de serviços ofertados por meio da expedição Araguaia Cidadão, realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e parceiros.
 
Cristina Pinheiro, que trabalha como faxineira numa escola local, também aproveitou o mutirão para levar quatro dos cinco filhos para passear: Thaylla (3 anos), os gêmeos Maria Eduarda e Paulo (9 anos), e a jovem Camila (18). O interesse inicial era para fazer um novo RG, mas ela acabou aproveitando outros serviços no local. “Achei muito bom aqui. Tem muita gente que não tem como se locomover daqui de Ribeirãozinho para procurar apoio, como fazer CPF, RG, procurar a Justiça. Essa iniciativa foi muito válida para nossa cidade. As crianças brincaram, ganharam presentes. Essa aqui amou o sapo. Já pegou e abraçou”, contou Cristina, com a caçula no colo. A filha mais velha também aproveitou a expedição e fez um curso de maquiagem. “É raro vir esses serviços para cá. Então a gente aproveita o que tem para fazer”, complementou a mãe.
 
A funcionária pública Vagna Carrigio Ferreira, de 44 anos, utilizou o carrinho de bebê que trazia consigo para recheá-lo com as doações que toda a família recebeu no mutirão. Acompanhada de dois filhos, dois sobrinhos, uma cunhada e da mãe, a dona Iolanda Carrigio Ferreira, compareceu ao mutirão para fazer um novo documento pessoal e acabou ganhando vários presentes para a família. “Nem lembro a última vez que vi a cidade tão movimentada assim”, assinalou.
 
Já o operador de máquinas agrícolas Celis Antônio Carvalho, de 31 anos, veio diretamente da fazenda para acompanhar os filhos Renan (8 anos) e Milaine (10 anos) à expedição Araguaia Cidadão. “Esse serviço é bom porque para a gente se deslocar é muito difícil. Eu aprovo o serviço e acho que deveria ter de novo”, avaliou.
 
O prefeito de Ribeirãozinho, Ronivon Parreira das Neves, agradeceu a realização da expedição. “É um prazer muito grande receber vocês aqui. Esse evento vai trazer grandes resultados para o nosso município. Tenho certeza que o pessoal vai ser bem atendido. Sejam bem-vindos e façam bom proveito”, pontuou o gestor no início dos trabalhos.
 
Segundo o diretor do Foro da Comarca de Barra do Garças, responsável pela jurisdição de Ribeirãozinho, juiz Michel Lotfi Rocha da Silva, é muito bom para a população ter o Judiciário próximo, em sua própria cidade. “Por mais que o Fórum de Barra do Garças atenda toda a comarca, é uma cidade que fica distante mais de 100km. Pega estrada de chão, é uma dificuldade, é um gasto que a pessoa tem que ter. E o Poder Judiciário vindo ao encontro da sociedade, a pessoa se sente mais valorizada, mais reconhecida, e esse é o nosso dever de servidor público. De servir o público. A gente pode de fato dizer que estamos tendo um dia de cidadania plena, em que todos os serviços são postos à disposição da população. Todos são bem atendidos com momentos de lazer, distração e de serviço público efetivamente.”
 
Segundo o organizador da expedição, juiz José Antonio Bezerra Filho, é preciso pensar um Judiciário cada vez mais próximo do cidadão. “Esses desafios fazem a gente vencer as adversidades da vida e temos que melhorar cada vez mais. Nosso objetivo é trazer uma verdadeira inclusão social. Precisamos de um Judiciário cada vez mais participativo, saindo do gabinete”, afirmou o magistrado, agraciado com Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Ribeirãozinho.
 
A honraria também foi concedida ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ao juiz Rodrigo Curvo (Juvam), à juíza-diretora do Foro de Alto Araguaia, Marina França, e às assessoras da Justiça Comunitária Tatiane Guerra e Gabrielle Lima.
 
Também participaram do evento os promotores de justiça Marcos Brandt Gambier Costa e Wdison Luiz Franco Mendes.
 
Leia mais sobre o Araguaia Cidadão:
 
Balanço parcial aponta mais de 23 mil atendimentos durante expedição Araguaia Cidadão
  
Cejusc promove conciliação de avó e pai em relação a menino de 10 anos em Araguainha
  
Araguaia Cidadão é sucesso de público em Araguainha
 
 
Lígia Saito (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409