Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

19.08.2019 14:05

Araguaia Cidadão: casamentos e divórcio são realizados no mesmo mutirão em Torixoréu
Compartilhe
Tamanho do texto:
Um casamento como há muito tempo não se via em Torixoréu (578km a leste de Cuiabá), com direito à decoração especial, música clássica, presentes e almoço para todos os convidados, foi realizado nesse domingo (18 de agosto) na Escola Estadual Febrônio Rodrigues. Ao todo, 10 casais aproveitaram o mutirão do Araguaia Cidadão e, de maneira totalmente gratuita, disseram ‘sim’ diante do juiz de paz.
 
Muitas noivas capricharam no visual e compareceram radiantes, com vestido branco, penteado, maquiagem e buquê de flores, para o tão esperado dia. Dentre elas, a fisioterapeuta Kamila Campos Silva (25 anos), que se casou com o professor Pedro Hugo Silva (30 anos). “Era meu sonho. Eles anunciaram na rua e aí me inscrevi. Como presto serviço no CRAS, no ano passado eu vi o casamento e achei tudo muito bonito. Pensei ‘no próximo vai ser o meu’”, contou a noiva.
 
Após quatro anos de namoro, o casal aproveitou a oportunidade para dar início à nova vida conjugal. “Vamos realizar nossos planos pessoais e formar uma família”, revelou o noivo, que disse estar nervoso momentos antes do ‘sim’. Já Kamila, que estava tranquila e trazia a felicidade estampada no rosto, enalteceu o mutirão do Araguaia Cidadão. “É uma iniciativa muito bacana porque proporciona para as pessoas, principalmente as mais carentes, a participação no casamento. Realizar sonhos e mexer com a emoção das pessoas não é tarefa fácil”, avaliou.
 
Com a participação de daminhas de honra e até mesmo uma apresentação especial dos idosos que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) local, o casamento foi seguido ainda por um farto churrasco, disponível para todos os participantes.
 
Cejusc – Enquanto uns aproveitaram a expedição do Poder Judiciário para iniciar a vida a dois, outros, após anos de uma vida em comum, finalmente encerravam o ciclo do casamento. Foi o caso do aposentado João de Almeida Santos (63 anos) e da dona de casa Lúcia Maria Fernandes Rocha Almeida (44 anos). Eles se casaram em 1991 e ficaram juntos por 22 anos. O casamento gerou um filho – Luiz Henrique, hoje com 24 anos -, mas acabou tendo fim em 2013. De lá para cá, eles ainda não haviam oficializado o divórcio.
 
“Aproveitei que ia ter os serviços aqui de graça e vim. O mutirão é bom demais. Você ‘tá’ perto de casa. Para ir lá em Barra ia ter que gastar um pouquinho. Aqui é mais prático. Foi muito bom porque consegui resolver a situação”, afirmou seu João. Lúcia concordou com o ex-marido. “Eu nem estava pensando nisso [no divórcio], mas ele me chamou e a gente veio aqui para divorciar. O mutirão é muito bom. Temos um filho e continuamos amigos. E o atendimento aqui foi ótimo, maravilhoso”, complementou.
 
De acordo com a gestora do Cejusc de Barra do Garças, Telma Maria de Farias Salamoni, após a audiência é elaborado o termo de acordo do divórcio. O casal não tem bens a partilhar, nem filhos menores de idade. “Já vamos fazer o termo, aqui mesmo a promotora vai dar ciência e o juiz vai dar a sentença. Na sequência, vamos expedir o mandado de averbação. Daqui uns 10 dias eles já vão estar devidamente divorciados perante o cartório”, contou Telma, ressaltando que o prazo só não será menor porque o casamento foi realizado em Goiás, e não em Mato Grosso. “Se fosse aqui, encaminharíamos hoje mesmo”, complementou.
 
Na cidade de Torixoréu, a população teve acesso a diversos outros serviços, como conscientização do trânsito, ofertada pelo Departamento Estadual de Trânsito, doação de livros pelo projeto de Inclusão Literária, cursos e embelezamento com a Galvan Escola de Cabeleireiros, serviços da Setasc, como plastificação de documentos, foto 3X4, emissão de segunda via da certidão de nascimento etc., serviços do INSS, Tribunal Regional Eleitoral, Receita Federal, livros e brincadeiras com a Biblioteca Itinerante, música com o projeto “UFMT com a Corda Toda”, serviços de saúde, orientação jurídica, entre outros. Além disso, os moradores ganharam itens que haviam sido apreendidos pela Receita Federal e pelo posto fiscal de Alto Araguaia, como roupas e calçados.
 
Segundo o coordenador da expedição Araguaia Cidadão, juiz José Antonio Bezerra Filho, o propósito da iniciativa é promover a verdadeira inclusão social. “É um Poder Judiciário diferente, que se aproxima mais do jurisdicionado, e junto com essa ideia vem essa gama de serviços, vem os parceiros, que propiciam uma grande inclusão social. É fazer a diferença num contexto onde todos, trabalhando em parceria, quem ganha é a população. É um esforço de todos, o mérito é de todos e aqui a ação ganhou essa proporção maravilhosa. Hoje a população está sedenta de serviços e nós proporcionamos isso a eles. A população precisa disso. É tempo de mudança e nós acreditamos nessa ideia”, salientou.
 
Já a prefeita Inês Moraes Mesquita Coelho agradeceu a vinda da expedição. “Para municípios pequenos como o nosso, onde as demandas são tantas e os recursos são escassos, esses serviços são muito bem-vindos. Quero agradecer, de coração, a todo o Tribunal de Justiça, empenhado neste evento. Quando o doutor José Antonio veio aqui pela primeira vez, ninguém mediu esforços para estar colaborando. Então, meu muito obrigada a todos. Quero ressaltar que se não tivéssemos essas parcerias, seria muito difícil. Fico muito feliz pelo Judiciário estar saindo dos gabinetes e vindo ao encontro das necessidades do cidadão. Isso é muito importante. Acho que, fazendo assim, as coisas começam a mudar e começam a melhorar”, pontuou.
 
Acompanharam o evento, que contou com entrega de Moção de Aplausos aos organizadores, o juiz-diretor do Foro da Comarca de Barra do Garças, responsável pela jurisdição de Torixoréu, Michel Lotfi Rocha da Silva, a promotora de justiça Luciana Rocha Abrão David, o deputado estadual Max Russi, entre outros.
 
Nos dias 19 e 20 de agosto o mutirão será realizado em Pontal do Araguaia, na Escola Municipal São Jorge. Na terça-feira, os atendimentos ocorrerão das 15h às 19h.
 
Leia mais sobre o Araguaia Cidadão:
 
Oferta de serviços do Araguaia Cidadão atrai público de todas as idades
  
Expedição Araguaia Cidadão ajuda a preservar a saúde de motorista em Ribeirãozinho
  
Balanço parcial aponta mais de 23 mil atendimentos durante expedição Araguaia Cidadão
 
 
Lígia Saito (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409