Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.08.2019 09:44

Canoagem ecológica contribui para limpeza de praia e margens do rio Araguaia
Compartilhe
Tamanho do texto:
Nem o dia com bastante sol e calor foi capaz de afugentar os voluntários da Canoagem Ecológica, que, como parte das ações do projeto Araguaia Cidadão, contribuiu para a limpeza da Praia Primavera, localizada em Pontal do Araguaia (525km a leste de Cuiabá), e também das margens do rio Araguaia, no trecho compreendido entre a praia e o encontro das águas com o rio das Garças. Ali, além de garrafas pet, sacos plásticos e latinhas, foi retirado do leito do rio até mesmo um grande pneu e uma cadeira. A ação foi acompanhada de perto pelo coordenador da expedição Araguaia Cidadão, juiz José Antonio Bezerra Filho.
 
“Essa ação vem dignificar, sem dúvida alguma, a expedição Araguaia Cidadão, pois todas essas ações de conscientização ambiental são válidas. Hoje saímos daqui envaidecidos com a mudança de consciência, isso aqui representa a geração que pensa no futuro, e é fundamental que todos tenham essa consciência ambiental. Assim, nossos netos e bisnetos terão um rio Araguaia com vida, com esperança, e saber que a sementinha foi deixada aqui nesse lançamento do Araguaia Cidadão é extremamente válido. Saio daqui satisfeito também com mais esse resultado da sociedade”, avaliou o magistrado.
 
Organizador da ação, o professor KK, como é conhecido o educador ambiental Carivaldo Almeida na região, explicou a motivação para realizar a canoagem ecológica. “Eu trabalho com a educação ambiental há uns 20 anos e a gente procura estar sempre inovando, especialmente quando se fala na educação ambiental, essa questão da conscientização e sensibilização. A gente precisa sensibilizar as pessoas da mesma maneira que a gente fala da questão da preservação ou conservação. Essa questão do turismo na região do Araguaia é muito pujante, mas a gente precisa estar todos os dias pensando na questão do turismo ecológico de maneira sustentável”, explicou.
 
Segundo o professor, não dá para as pessoas frequentarem as praias e deixarem o lixo no local. “Tanto é que essa ação que a gente vai fazer hoje de coleta de lixo é uma ação meramente de educação pedagógica. A gente não consegue recolher todo o lixo na margem do rio, mas queremos levar a mensagem que precisa mudar o comportamento, repensar as atitudes no meio ambiente, especialmente o rio Araguaia, rio potável, que precisa manter nessas condições, e só existe uma maneira, a educação ambiental”, salientou.
 
Também presente à ação, o subtenente Guilherme de Moraes, responsável pelo projeto Sentinela Sustentável, do 58° Batalhão de Infantaria Motorizado, ressaltou que cada um, independente do órgão em que atua, tem a obrigação de cuidar do meio ambiente. “Estou muito feliz por participar dessa ação para tentar mostrar à população que cuidar do meio ambiente não é dever seu, meu, do Executivo, Legislativo ou Judiciário, e sim de todos nós, porque se nós não cuidarmos o mínimo que seja os nossos filhos, netos, bisnetos, não vão desfrutar dessa maravilha. Eu costumo dizer que eu não vou pedir pra você limpar, eu vou te pedir pra você não sujar, porque lugar de lixo não é no chão.”
 
A ação foi realizada na manhã do dia 20 de agosto. A próxima ação de limpeza das margens do rio Araguaia já está marcada: dia 28 de setembro.
 
Poesia – Momentos antes da limpeza do rio, o professor KK declamou uma poesia de sua autoria, intitulada “Araguaia, um rio rico”. Confira abaixo um trecho:
 
Araguaia rio rico
De peixes e diamantes
Da nascente ao desaguar
Belezas estonteantes
Mas, tendo em vista ao descaso
Não é mais como era antes
Não tem reconhecimento
Da verdadeira importância
Na vida da lavadeira
Da pescadora ou criança
Para povo ribeirinho
Que não perde a esperança
Esperança de um dia
Ter o rio reconhecido
E ter a conservação
No sistema inserido
E não ver o Araguaia
Sem perdão, ser poluído
(...)
A preservação do rio
Precisa ser discutida
Autoridades e povo
Pôr o dedo na ferida
Por uma única razão
O rio Araguaia é vida.
 
Leia mais sobre o Araguaia Cidadão:
 
Registro Civil: lavrador de 66 anos conquista cidadania durante Araguaia Cidadão
 
Araguaia Cidadão: casamentos e divórcio são realizados no mesmo mutirão em Torixoréu
 
Oferta de serviços do Araguaia Cidadão atrai público de todas as idades
 
Lígia Saito (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409