Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.09.2019 10:13

Judiciário realiza 2º Café no Escritório em busca de soluções de gestão pública
Compartilhe
Tamanho do texto:
A procura pela otimização da utilização dos recursos públicos é recorrente no país. Os órgãos públicos têm recursos humanos e materiais escassos, ao mesmo tempo em que as entregas devem ser eficientes e eficazes. Pensando nisso, o Escritório de Gerenciamento de Processos de Trabalho e Análise de Indicadores (EGPTAI) da Coordenadoria de Planejamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Coplan-MT), promoverá no dia 19 de setembro a 2ª Edição do Café no Escritório.
 
O evento reunirá os especialistas em Gerenciamento por Processos de Negócio e contará com a participação de vários representantes de instituições públicas estaduais e federais como o Poder Executivo, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Universidade Federal de Mato Grosso entre outros.
 
O encontro será realizado no auditório Gervásio Leite, localizado na sede do Tribunal de Justiça, das 13h às 17h30. O objetivo é diminuir o peso da sua estrutura, que possui como característica de verticalização do trabalho no atendimento a seus usuários e o fortalecimento da cultura de Gestão por Processos.
 
Esse novo estilo gerencial defende que a organização deve mudar a sua forma de pensar e agir, deixando de lado a visão de estrutura inflexível e departamentalizada e concentrar seus esforços nos processos transversais, até a entrega do produto com valor agregado ao cliente. “Nós podemos citar as transformações que foram implantadas no Departamento Auxiliar da Vice-Presidência. Lá nós fizemos uma análise da forma de trabalho, junto aos servidores e magistrados e conseguimos melhorar algumas rotinas – que ao longo de um ano resultou na redução de 74% no tempo médio de tramitação de um recurso. Isso só com as técnicas de gestão por processos, sem investimentos em tecnologia”, exemplificou a analista de processos certificada internacionalmente em Processos de Negócio, Renata Bueno.
 
Além dos casos de sucesso que serão apresentados, o evento também contará com a participação de profissionais de renome nacional e internacional que ministrarão palestras sobre temas de muita relevância para o aperfeiçoamento das equipes. O evento está sendo organizado pela equipe do Escritório de Processos da Coplan-MT e não demandará investimento do Poder, uma vez que os palestrantes convidados virão de forma voluntária.
 
Alessandro Micelli, especialista em engenharia e gestão por processos pela UFRJ e premiado pela Excelência em Processos, falará sobre Governança. O juíz auxiliar da presidência, Otávio Vinícius Affi Peixoto contará sobre os cases de sucesso do Poder Judiciário mato-grossense. Também será debatido o tema referente aos Indicadores de Desempenho alinhado aos Processos Organizacionais, que será ministrado por Paulo Ramalho. Em seguida, José Assumpção, da Superintendência de Planejamento Institucional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), tratará do tema sobre o Gerenciamento dos Fluxos de Trabalho. Por fim, Luis Takada, Diretor da EloGroup, explicará de que forma a Ciência de Dados e Inteligência Artificial podem contribuir para Inovar os Processos de Trabalho da Gestão Pública.
 
Ao todo 190 pessoas farão uma pequena imersão em busca de melhorias para a administração pública, visando garantir a execução transparente e eficaz dos recursos disponíveis, para conseguir prestar um serviço público de excelência. “Quando nós nos reunimos, conseguimos velocidade para encontrar soluções nas trocas de experiências. Não precisamos reinventar a roda, pois a parceria é muito bem-vinda”, concluiu Renata.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409