Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.09.2019 11:59

Araguaia Cidadão realiza mais de 36 mil atendimentos na 1ª fase e se prepara para nova etapa
Compartilhe
Tamanho do texto:
A primeira fase do projeto de inclusão social do Poder Judiciário “Araguaia Cidadão” realizou 36.161 atendimentos em uma semana de expedição e 1500 quilômetros percorridos. O número, bastante expressivo, se soma a 4,6 toneladas de roupas doadas às pessoas carentes e ainda a 1 tonelada de lixo recolhido das margens do Rio Araguaia, em Pontal do Araguaia.
 
Um dos beneficiados pelo projeto foi o lavrador Isaias Anselmo Dantas, 66, conhecido por ‘baiano’. A história dele chama a atenção, pois viveu à sombra do poder público por mais de seis décadas e só por meio da expedição Araguaia Cidadão que passou em Pontal do Araguaia (525 km a leste de Cuiabá) conseguiu, em pouco tempo, solicitar o primeiro documento pessoal de sua vida: o Registo Geral (RG).
 
Além do documento do lavrador, outros 457 RGs (1ª e 2ª vias) foram solicitados à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), parceira do projeto, 1949 livros foram distribuídos por meio do projeto Inclusão Literária, 1821 atendimentos entre corte de cabelos, designer de sobrancelhas e penteados foram contabilizados, 986 atendimentos foram feito pela Defensoria Pública, 475 atendimentos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e muito mais.
 
Em Araguainha (a 468 km da Capital), considerada o menor município de Mato Grosso, o policial militar Virgílio Gonçalves Pinto procurou o programa e passou pelo atendimento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), para garantir que fosse cumprido um acordo judicial e pudesse se reaproximar do filho, João Pedro, de 10 anos. A guarda da criança é da mãe, mas o menino vive com a avó materna, Neura Divino de Almeida. Depois de uma boa conversa saíram de lá com data para o reencontro de pai e filho.
 
Além dos atendimentos citados, houve distribuição de roupas doadas entregues ao projeto por meio de uma parceria com Receita Federal. Os produtos oriundos de contrabando ou descaminho, como explicou o chefe da Sessão de Apoio Logístico da Receita Federal, Nilton Sérgio Lourenço, tiveram uma finalidade solidária no Araguaia Cidadão. Foram doados 3 mil pares de sapatos fornecidos pelo Fórum de Alto Araguaia, 298 óculos entregues pela Justiça Comunitária, além de atividades recreativas como corrida, torneio de tênis e descida de caiaque.
 
Para o coordenador da expedição, juiz José Antonio Bezerra Filho, conhecido como ‘Dr. Tony’, os resultados alcançados são satisfatórios e coloca uma grande expectativa para a etapa final do projeto. “Esta fase é a mais difícil, haverá mais estradas sem pavimentação, as distâncias a serem percorridas são maiores, os desafios são imensos, mas acredito que o sucesso dessa primeira etapa irá se repetir, pois isso só depende do envolvimento de cada um dos parceiros e da credibilidade do Poder Judiciário”, acredita.
 
O juiz afirma que a palavra de ordem desta expedição foi acolhimento. “Fomos muito bem acolhidos pela população dos munícipios que passamos, sempre com aquele desejo de que o projeto volte e com fé em Deus iremos concluir esta missão de atender os anseios daqueles que mais precisam”, finaliza.
 
A segunda fase da expedição será realizada na primeira quinzena de novembro, quando os parceiros do Tribunal de Justiça saem a campo para levar serviços como registro tardio, resolução de conflitos sociais, casamento comunitário, consultas médicas, oftalmológicas e odontológicas, vacinas e a confecção de documentação, aos moradores da região conhecida como “Vale dos Esquecidos”.
 
O projeto prevê atendimentos nos municípios de  Santa Terezinha, Luciara, São Felix do Araguaia, Novo Santo Antonio e Cocalinho.
 
São parceiros do Poder Judiciário instituições públicas e privadas, como o Executivo estadual, Marinha do Brasil, Exército, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Defesa Civil, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Assembleia Legislativa, prefeituras e câmaras municipais e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
 
Leia matérias sobre o Araguaia Cidadão
Registro Civil: lavrador de 66 anos conquista cidadania durante Araguaia Cidadão
 
 
Canoagem ecológica contribui para limpeza de praia e margens do rio Araguaia
 
 
Cejusc promove conciliação de avó e pai em relação a menino de 10 anos em Araguainha
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409