Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.09.2019 12:12

Distribuição de 3,8 mil mudas marca o Dia da Árvore em Cuiabá
Compartilhe
Tamanho do texto:
Mudas de goiabeira, ingazeiros e jabuticabeiras chamaram a atenção de Dona Cida e Seu Enival Ferreira quando foram levar os netos para passear no Parque das Águas, na tarde desse sábado (21 de setembro). As plantas eram distribuídas gratuitamente pelo Projeto Verde Novo, realizado pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, em comemoração ao Dia da Árvore. Segundo eles, até queriam levar várias espécies, entretanto, a falta de espaço no quintal a casa permitiu que levassem apenas goiaba.
 
Eles contam que gostam muito de cultivar árvores, principalmente as frutíferas, porque além de melhorar o ambiente também chama passarinhos para alegrar o dia. “Hoje eu vou levar goiaba para plantar lá em casa, mas se pudesse, levaria um exemplar de cada. Acho quem em três anos já estará dando frutos, sombra e trazendo frescor. Nós tínhamos uma mangueira, mas tivemos que cortar porque estava pegando na fiação elétrica e, depois que a derrubamos, sentimos o calor aumentar lá em casa. Como a goiabeira não é muito alta não vai pegar nos fios e também vai chamar os passarinhos que irão comer os frutos e cantar pra gente”, contam lembrando que também têm em casa pés de pepino, quiabo, jabuticaba, tuia e pinheiro.
 
O casal ressalta que conheceu o projeto há pouco tempo em uma matéria na televisão e gostou muito de saber que além da distribuição, a plantação é feita nos bairros e nas escolas, envolvendo crianças. “Nós conhecemos esse projeto há algum tempo e damos total apoio. Cuiabá já era verde antigamente e, com o passar do tempo, em nome da modernidade, as árvores foram sendo derrubadas pouco a pouco, trazendo malefícios para a população como o aumento da quentura pra quem vive aqui. O verde abranda mais esse calor e também serve de sombra quando a gente está cansado andando nas ruas da cidade”, explicam.
 
Da mesma forma pensa o casal Sônia Moro e João Carlos da Silva. Eles levaram três mudas de jabuticabas e uma de amora para plantar na própria casa e na casa da filha Joana. “Cuiabá tem que deixar de ser a cidade das queimadas para ser a cidade verde novamente. Com as árvores, o espaço fica mais fresco e o clima mais ameno. Esse tempo ruim deixa a gente e com dificuldades para respirar. Tem dia que é ruim até para dormir. As pessoas deveriam se preocupar mais com o coletivo.”
 
Somente neste sábado o Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) distribuiu 3,8 mil mudas de árvores em Cuiabá. Além do Parque das Águas, onde foram entregues 2000 exemplares, também foram realizadas ações na praça do bairro Jardim Bom Clima (800 mudas) e no projeto Multiação na região do CPA (1000 mudas).
 
De acordo com o assessor de gabinete do Juvam e integrante do projeto Verde Novo, Sergio Savioli Resende, no parque o evento foi realizado em parceria com a Rádio Centro América e contou com a participação de pessoas que se voluntariam para o trabalho. “Fomos convidados pela Rádio para integrar a ação como parceiros aqui no Parque e aceitamos o convite. Como são 2000 mudas, trouxemos também um grupo de voluntários grande que hoje estão aqui ajudando. A maioria são alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que, à medida que a gente vai desenvolvendo as atividades e colocando o calendário das ações, eles vão se candidatando. Eles vêm porque se identificam com a causa.”
 
A engenheira florestal Bruna Zeni, também integrante do projeto, aproveitou a oportunidade para falar da importância dos voluntários tendo em vista o trabalho de conscientização que é necessário fazer com a população. Ela explica que depois que as mudas são plantadas, em alguns lugares é possível perceber a depredação por parte da comunidade, principalmente das crianças.
 
“Nós fazemos também um trabalho de conscientização com a população para mostrar o quanto esse trabalho vai beneficiar a própria comunidade. Esses dias fizemos um plantio na Prainha e no outro dia estava tudo quebrado, tivemos que voltar e replantar. Por isso é necessário trabalhar a mente das pessoas para mostrar que precisamos da árvore não só porque ela é bonita, mas por milhões de motivos. Dentre eles, a melhoria da umidade relativa do ar, diminuição da temperatura e por melhorar o microclima e faz a limpeza do ar.”
 
Leia mais sobre o evento nos links abaixo:
 
Projeto Verde Novo realiza ação com alunos no 9º BEC
 
Verde Novo marca presença em Feira Gaia e distribui 400 mudas
 
Verde Novo forma pomar para crianças de creche em Cuiabá
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393