Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.09.2019 10:52

Responsabilidade ambiental: fórum de Rondonópolis envia 18 mil processos para reciclagem
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Um total de 18 mil processos que estavam arquivados no Fórum de Rondonópolis foram separados pelos servidores e enviados para a reciclagem. A medida irá desabarrotar o setor destinado ao arquivo da unidade judiciária, onde ainda estão arquivados aproximadamente outros 202 mil processos, e também está em consonância com um dos atributos de valor do Poder Judiciário de Mato Grosso, que é a responsabilidade ambiental.
 
Segundo o juiz-diretor do fórum, Francisco Rogério de Barros, dentre os papéis separados tinham alguns que beiravam os 30 anos que estavam arquivados. Para saber o que pode e o que não pode ser destinado à reciclagem, a equipe da Central de Arquivo do fórum utiliza a tabela de temporalidade expedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
Nem todos os processos que temos aqui poderá ser descartado, pois temos regras a serem seguidas e alguns precisam ser guardados por 100 anos, como é o caso das interdições. Entretanto, aqueles que já ultrapassaram o tempo de ficar arquivados e estão aqui só ocupando espaço terão destinação correta, qual seja, a reciclagem. A ideia é que nós consigamos diminuir muito mais da quantia que sobrou [aproximadamente 202 mil processos]”, explica o magistrado.
 
Ele ressalta ainda que o trabalho de separação dos processos começou no ano passado e seguirá até que seja diminuído significativamente o arquivo. “Em Rondonópolis essa higienização do arquivo está sendo de suma importância, pois vivenciamos uma época em que o Judiciário cresce cada vez mais e os espaços que temos devem ser otimizados, por isso resolvemos fazer a eliminação dos autos. Apesar de muitas ações já tramitarem no Processo Judicial Eletrônico (PJe), temos ainda muitos processo físicos que precisam ser agasalhados, mas para isso, primeiro, precisamos liberar espaço”, destaca Francisco.
 
Os processos enviados para o descarte foram entregues à Coopercicla, cooperativa da cidade encarregada de fazer o trabalho conforme as instruções do fórum. A associação foi escolhida há dois anos quando começou o descarte de bens inservíveis como ar condicionado e computador que não mais servia para uso e nem para extração de peças. Todo o material foi picotado, prensado e enviado para Santa Catarina para que seja transformado em novas folhas de papel sulfite.
 
De acordo com a gestora-geral, Priscilla Queiroz, o fórum de Rondonópolis sempre preza por trabalhar dentro dos parâmetros ambientais estabelecidos para o Judiciário. “Nós não incineramos e nem jogamos fora esses material. Ao contrário, buscamos sempre agir de forma consciente ambientalmente e seguir os regramentos para os descartes de materiais. Nesse caso, a cooperativa assinou um termo de compromisso se fazendo ciente das responsabilidades com a destinação correta desse material.”
 
Leia abaixo matéria correlata:
 
Gestão documental no Tribunal permitirá a reciclagem de pelo menos 2,5 toneladas de papel
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393