Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.10.2019 11:05

Encontro reúne técnicos de Escritórios de Processos no Judiciário
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Encontro técnico com representantes dos escritórios de processos de órgãos públicos estaduais e federais foi realizado na tarde dessa terça-feira (22 de outubro), na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, em Cuiabá, para apresentar cases relacionados aos processos de trabalho para que as instituições troquem entre si esses métodos para o aprimoramento da gestão pública. Essa é a segunda oficina técnica de uma série, que ocorrerá uma vez por mês.
 
A intenção é que com as boas práticas já executadas em determinado órgão, por meio de ferramentas que cada um utiliza, possam ser empregadas em outros para o aperfeiçoamento dos processos de governança relacionados aos processos.
 
Entre os assuntos estão sistemas, rotinas de trabalho, monitoramento e controle das ações, dentro do planejamento de cada instituição com o objetivo de atingir as metas estipuladas, seguindo o planejamento.
 
A analista de processos do Escritório de Gerenciamento de Processos de Trabalho e Análise de Indicadores (EGPTAI) da Coordenadoria de Planejamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Coplan-MT), Renata Guimarães Bueno Pereira explica que essas reuniões servem, também para a economizar recursos com capacitações, já que são oportunidades de conhecer boas práticas que já estão implementadas nos órgãos envolvidos.
 
“Estamos buscando as melhores práticas. Não é reinventar o caminho porque temos pressa e essa troca nos possibilita ganhar tempo. Quem já fez algo que nos interessa a gente faz essa troca, um passando para o outro, trocando conhecimento para que a gente veja a possibilidade de agregar dentro do que já estamos trabalhando e que possa nos auxiliar nos desafios que temos até o fim do ano com essas inovações de processos de trabalho”.
 
A coordenadora do Escritório de Processos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag), Regina A. Iamada Doy apresentar o escritório, todos os processos em andamento entre outras questões. “É muito importante os escritórios se reunirem porque cada um tem uma vivência e uma experiência diferente. Essa troca agrega muito valor, vem para consolidar tanto a metodologia que a gente implementa. Estamos em todos os escritórios trabalhando com o mesmo método e isso vem para fortalecer a cultura de gestão de processos”, afirma a servidora estadual.
 
Quem também apresentou os métodos utilizados foi a diretora do Escritório de Processos e Processos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Anne Cristine Betoni Cardoso. Ela avaliou essas reuniões como positivas no sentido de discussões em conjunto para melhoria e soluções de ferramentas que estão sendo utilizadas. “Penso que esse encontro mensal é fundamental para a gente conseguir trocar essas experiências e nivelar esses conhecimentos entre os escritórios.”
 
Boas práticas no judiciário – A Coplan do TJMT já apresentou as boas práticas com resultados positivos, durante o primeiro encontro. Vários trabalhos já foram concluídos, como a redução de 74% do tempo de tramitação de recurso na Vice-Presidência. Outro case é a correição remota, novo modelo de gestão adotada pela Corregedoria-Geral da Justiça que apura os números positivos e negativos nas comarcas do interior, que são direcionados para o Corregedor-Geral. A unificação das Secretarias Criminais, que obteve redução em menos de 16% no tempo de tramitação de processos também é fruto desse trabalho realizado pelo Escritório de Processos da Coplan.
 
Participam dos encontros representantes de instituições públicas estaduais e federais, como o Governo do Estado, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
 
Veja matérias correlatas:
 
Judiciário realiza 2º Café no Escritório em busca de soluções de gestão pública
 
Organização de dados, informações e fluxos de trabalho demonstram bons resultados no Judiciário
 
Dani Cunha/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409