Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.11.2019 17:33

Aprovado Planejamento Estratégico da Escola Superior da Magistratura
Compartilhe
Tamanho do texto:
Nesta sexta-feira (1º de novembro), o Conselho Consultivo da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) aprovou o Planejamento Estratégico da unidade para o biênio 2019/2020. Com apoio do Escritório de Projetos da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, diversas reuniões foram feitas desde março para a elaboração do documento, construído em sintonia com o planejamento estratégico do Poder Judiciário estadual.
 
O conselho consultivo realizou um diagnóstico para avaliar o cenário atual da Esmagis-MT, utilizando a metodologia SWOT, que faz a análise do ambiente interno e externo. Por meio desse diagnóstico foram definidas a identidade organizacional da escola (missão, visão, valores e princípios institucionais) e também as diretrizes estratégicas a serem alcançadas.
 
Participaram da reunião as desembargadoras Maria Erotides Kneip (diretora-geral da Esmagis-MT), Antônia Siqueira Gonçalves, Clarice Claudino da Silva, Helena Maria Bezerra Ramos, Nilza Maria Pôssas de Carvalho e Marilsen Andrade Addario (integrantes do conselho consultivo), e os juízes convidados Gerardo Humberto Alves da Silva Junior e Antônio Veloso Peleja Júnior, além do corpo técnico da Esmagis e Coplan.
 
Conforme a diretora-geral, no documento foi possível especificar as metas da Escola da Magistratura mato-grossense. “A gente pôde colocar aonde nós estamos e aonde nós queremos chegar, de que forma nós vamos chegar e o que a gente precisa fazer para chegar lá. Então, esse planejamento nos fez ter uma visão crítica do que nós somos e do que nós precisamos ser. Do que a escola tem ministrado e o que ela precisa ministrar para os nossos magistrados para termos uma Justiça melhor, com resultados melhores, com juízes mais felizes no que fazem”, afirmou Maria Erotides.
 
Conforme a diretora, um dos focos da Esmagis é a melhor gestão das varas judiciais. “Temos trabalhado muito isso. Os juízes antes não se preocupavam em gerir a sua vara, atividade que ficava a cargo da secretaria. E o juiz somente decidia. A experiência nos mostrou que é preciso que o juiz seja também o gestor da sua unidade judiciária, porque se ele não for, não vai conseguir obter bons resultados.”
 
A desembargadora Maria Erotides destacou ainda que a Esmagis-MT manterá o foco na efetividade da gestão. “Temos esse foco em gestão, em resultado, em efetividade, mais do que em eficiência e em eficácia, nosso foco está na efetividade mesmo. Uma magistratura que pesquisa, que vai atrás de inovações tecnológicas, uma escola que precisa desenvolver isso. E, principalmente, uma escola que está atrás do seu mestrado profissional para que os juízes possam ser cada vez mais capacitados”, observou.
 
Cenário desejado – A Esmagis-MT almeja ter excelência na socialização das competências da magistratura mato-grossense, com ênfase em pesquisa e tecnologias inovadoras, através dos seguintes atributos: ética, efetividade, inovação, credibilidade, comprometimento e competências.
 
Seus princípios institucionais são: respeito ao colaborador e ao próximo; proatividade, foco em resultado, integridade, comprometimento com a instituição, cooperação, valorização do corpo docente e incentivo à inovação e pesquisas.
 
 
Lígia Saito / Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394