Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.11.2019 18:20

Projeto Judiciário em Movimento inicia atendimento em Tangará da Serra
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Com o intuito de promover a integração entre o Poder Judiciário e a sociedade, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realiza no Fórum de Tangará da Serra, de 25 a 30 de novembro, o projeto Judiciário em Movimento, que reúne iniciativas da Escola Itinerante, Jornada de Estudos, Audiência Pública e serviços de Acesso à Justiça.
 
O início da programação, na manhã desta segunda-feira (25) se deu com dois cursos de capacitação e o treinamento “On the Job” que ocorreram simultâneos, no Fórum de Tangará. As atividades foram organizadas pela Escola Superior da Magistratura (Esmagis) e Escola dos Servidores em parceria com a Comissão de Segurança e a Coordenadoria Militar do Poder Judiciário de Mato Grosso e foram voltadas para as comarcas dos Polos de Tangará, Diamantino e Juína.
 
A desembargadora Nilza Maria Possas de Carvalho, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça e membro do Conselho Consultivo da Escola Superior da Magistratura (Estagis), deu as boas-vindas em nome do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Carlos Alberto Alves da Rocha, aos participantes do Judiciário em Movimento.
 
“Dou as boas vindas a todos e ressalto a importância que o Poder Judiciário de Mato Grosso tem dado à inclusão social. Facilitar o acesso é atender a todos indistintamente. Cidadania é uma de nossas obrigações e o curso de Libras vem para fortalecer este pilar no serviço público. Estamos a cada dia mais preparados para desempenhar nossas funções sociais", disse.
 
 
 
Um dos cursos foi o de “Segurança institucional e autodefesa para servidores”, que teve 107 inscritos. O auditório lotado na avaliação da presidente da Comissão de Segurança de Magistrados, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, é reflexo do interesse dos servidores sobre o tema. “Este é o sexto curso que oferecemos sobre o assunto e em todas as comarcas que estivemos percebemos o interesse dos nossos colegas e dos servidores. Esse curso vem ao encontro das orientações do CNJ, através da Resolução 219, que dispõe sobre a segurança dos magistrados”, afirma. “O objetivo do curso é trazer conhecimento sobre riscos e como se defender. São orientações da Coordenadoria Militar para que a pessoa tenha uma conduta adequada em situação de risco, preservando a integridade física”, completa.
 
O coordenador militar do TJMT, Coronel Alexandre Mendes, aponta que métodos e procedimentos de segurança que devem ser adotados dentro das unidades judiciárias, bem como no seu dia a dia. “Ao entrar na casa dele, em um restaurante, no deslocamento, para que cada um possa redobrar atenção e fazer sua própria segurança. Trabalhamos dentro da prevenção”, assegura.
 
Um dos participantes do curso veio de Arenápolis, pertencente ao Polo de Diamantino, o analista judiciário Emanuel Gomes, 29. Há quase três anos no Poder Judiciário o servidor parabenizou ao Tribunal pela iniciativa e revelou que irá participar de outros dois cursos nesta semana. “Isso demostra que o Judiciário se preocupa em qualificar o seu servidor, para que o atendimento ao seu público seja cada vez mais eficiente. Venho com satisfação buscar o conhecimento não só desse de segurança, como daqueles que preciso usar no dia a dia”, avalia.
 
A servidora Junita Pereira Arruda, 53 anos, há 20 anos no Judiciário, se inscreveu para o curso de Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. Casada a 20 anos com um surdo viu a oportunidade de melhorar a comunicação em casa e poderá usar esse novo conhecimento no trabalho. “Eu ainda não atendi nenhuma pessoa surda, mas acredito que todo esse empenho do tribunal em facilitar o acesso deles facilitará o acesso à justiça”, comenta. “Achei a proposta do Judiciário em Movimento ótima. Um curso desse aqui é muito caro. Somos privilegiados por ganhar um curso desse e ainda em casa”.
 
Durante todo o dia, a instrutora Erika Viana esteve com os servidores do Fórum que atuam na Central de Arrecadação e Arquivamento (CAA) e pode tirar dúvidas e propor soluções para os que tem dificuldades. “Esta modalidade on the job, no local de trabalho, na CAA permite a gente trabalhar lado a lado do servidor, entender a rotina dele e ajudá-lo a melhorar este fluxo, fazendo com que ele se comprometa com a arrecadação do Poder Judiciário”.
 
Esta é a quarta edição do projeto, idealizado pelo presidente do Poder Judiciário, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, e coordenado pelo juiz auxiliar da Presidência, Agamenon Alcântara Moreno Júnior. As atividades continuam durante toda a semana.
 
Nesta terça-feira (26), magistrados dos polos de Tangará, Juína e Diamantino, passam pelo treinamento “Segurança institucional e autodefesa”, no aeroporto da cidade. Já os servidores participam da capacitação “Atualizações e inovações do Código de Processo Civil”, pela manhã, e Gestão de Secretária/Gabinete e prazos (CPC), à tarde.
 
A programação ainda prevê a Jornada de Estudos, com o Seminário “Prisão cautelar na visão do STJ”, proferido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Joel Ilan Paciornik, na noite de quinta-feira (28) e audiência pública: Elaboração do Planejamento estratégico do Poder Judiciário 2021-2026, na sexta-feira (29). Além de atendimento à população por meio de serviços da Justiça e de cidadania.
 
Leia matérias sobre o Judiciário em Movimento em Tangará:
População de Tangará terá dia especial durante Judiciário em Movimento
 
 
 
Projeto da Polícia Militar será divulgado em Tangará durante o Judiciário em Movimento
 

 
Judiciário abre inscrições para debatedores na Audiência Pública em Tangará da Serra
 
 
Alcione dos Anjos/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409