Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

26.12.2019 17:47

Levando o Judiciário às mãos do público, Click Jud atinge quase 25 mil acessos
Compartilhe
Tamanho do texto:
Lançado em outubro de 2019, o portal Click Jud já atingiu mais de 23,5 mil acessos, o que demonstra a adesão de cada vez mais usuários por oferecer facilidade, praticidade e agilidade nos serviços judiciais e administrativos do Poder Judiciário de Mato Grosso. As ferramentas mais procuradas dentro do site são pauta de julgamento, monitor, consulta processual, mandados e QR Code.
 
Mas também é possível emitir guias e certidões, fazer reclamações, sugestões e elogios na Ouvidoria, entre outros serviços de maneira mais prática. Em casos de eventuais indisponibilidades do sistema, o advogado ainda pode pedir uma certidão com a qual poderá restituir o prazo processual. Para os servidores do TJ, a ferramenta também serve para consultar o holerite e acompanhar a folha de ponto e os pedidos de requerimentos de ajuste.
 
Uma das facilidades possibilitadas pelo portal, a intimação via QR Code permite que, ao invés do oficial de justiça ter que levar uma cópia da inicial do processo para a parte, ele entregue apenas um papel onde consta um QR Code (código de barras) e oriente a pessoa a fazer a leitura com o smartphone. Ali, a pessoa terá acesso a toda a movimentação judicial. A inovação ainda ajuda o meio ambiente, já que reduz o número de impressões.
 
Para acessar, basta digitar no navegador clickjudapp.tjmt.jus.br, fazer a autenticação (com a matrícula e senha, no caso de servidor do TJ ou através do perfil no Google ou Facebook) e já começar a usar. Para não ter que digitar o endereço todas as vezes que quiser acessar, basta selecionar o endereço entre os favoritos, que o portal terá seu atalho aparecendo como um aplicativo, na tela inicial do aparelho.
 
Ao fazer login com o perfil das redes sociais, a busca processual é limitada aos andamentos. Para ter acesso a todo o conteúdo dos autos, é preciso acessar com o CPF. Ainda sobre a consulta processual, pelo Click Jud também é possível compartilhar o processo como link por WhatsApp.
 
Para o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, o Click Jud “é fantástico na medida em que ele concede de fato ao cidadão a Justiça na ponta da mão dele, ele tem ali dados dos seus processos, guias, ele pode extrair certidões, ele pode reclamar na Ouvidoria, ele pode abrir chamados para tentar auxílio na utilização de algum tipo de sistema”, elenca.
 
O magistrado destaca ainda que o Click Jud é um dos resultados de um ano de muito trabalho. “O desembargador Carlos Alberto imprimiu uma velocidade muito grande à gestão e cobrou e exigiu resultados. Nesse sentido, o Poder Judiciário respondeu a essas cobranças e as diversas áreas colaboraram de forma muito eficiente para que nós alcançássemos o estágio em que estamos atualmente. É muito relevante e interessante a gente ver a quantidade de ferramentas e de entregas que foram feitas no ano de 2019. O trabalho é feito, óbvio, pensando em melhorarmos como instituição, mas a gente tem sempre o cidadão no centro das nossas decisões. Foi por isso que o Click Jud foi lançado”, asseverou.
 
A plataforma pode ser acessada pelo computador, tablet ou smartphone, pois tem design responsivo, que se adapta ao tipo de tela em que é aberta, e está disponível nos sistemas operacionais Android, IOS e Windows.
 
Uma novidade prevista para ocorrer durante o recesso da Justiça é a migração de todos os usuários do sistema Push para o Click Jud, ficando o Push desativado já que ele exige o cadastro presencial no fórum e a ideia é deixar o serviço de acompanhamento processual totalmente online. A expectativa é que, no futuro, todas as ferramentas e serviços do Poder Judiciário sejam convergidos para o Click Jud.
 
O coordenador de TI do Tribunal, Thomás Caetano avalia que o Click Jud tem atendido aos objetivos do Poder Judiciário pois tem dado “mais praticidade e celeridade à prestação de serviços, facilitando a consulta processual, o monitoramento do PJe, a emissão de certidões, entre outros”.
 
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394