Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.02.2020 16:14

Ribeirinho Cidadão 2020 leva justiça social à população carente do Pantanal
Compartilhe
Tamanho do texto:
 A grande dificuldade de locomoção que faz Dona Rosangela Silva Cavalcante, 57 anos, precisar de uma cadeira de rodas não foi empecilho para que ela levantasse mais cedo que o normal para conseguir uma consulta oftalmológica no projeto Ribeirinho Cidadão. Nesta sexta-feira (28 de fevereiro), acompanhada do marido, Seu Francisco Raimundo Santiago, 69, eles visitaram o médico no caminhão da Justiça Comunitária do Poder Judiciário de Mato Grosso e em seguida já foram encaminhados para aviar a receita e escolher armações para os novos óculos. Como os serviços foram totalmente gratuitos, eles estimam que tenham economizado pelo menos R$ 2000 reais entre armações e lentes.
 
Eles contam que ela quebrou os óculos há mais ou menos um mês e desde então está com dificuldades para enxergar. Nesse período, emprestou os óculos do esposo, os quais acabaram quebrando também. Por conta disso, Seu Francisco disse que até já deu um apelido carinhoso a Dona Rosangela: quebra-óculos. “Viemos para ver o oftalmologista e ganhar óculos novos porque o meu e o do meu marido eu acabei quebrando. Já escolhemos armações bem fortes e agora é só esperar as lentes ficarem prontas. Estamos felizes que conseguimos fazer tudo em um só dia, bem rapidinho e economizamos muito dinheiro”, ressaltou o casal.
 
O evento de lançamento do projeto foi realizado em Santo Antônio do Leverger, na manhã de hoje, e reuniu grande parte da população local, autoridades do Estado e também parceiros. Estes últimos seguirão com a expedição até o dia 22 de março, nas etapas fluvial e terrestre, levando serviços jurídicos, de saúde e também de cidadania à população ribeirinha da região sul do Estado. Além de Santo Antônio, comunidades de Poconé e de Barão de Melgaço também receberão a visita do Ribeirinho Cidadão, completando 56 comunidades visitadas.
 
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, presente no evento apontou o quão relevante é o Judiciário mato-grossense ir ao encontro do Cidadão. O magistrado aproveitou a oportunidade para ressaltar a relevância que tem cada parceiro que integra o projeto.
 
“Temos mudado o conceito de Judiciário estático e parado. Cada ano que passa agregamos mais serviços ao Ribeirinho Cidadão no intuito de solucionar os problemas dessas pessoas sofridas. Sabemos que aonde o Ribeirinho Cidadão passa é um dia de festa e atrativos pelos vários serviços que ali são oferecidos. A esses parceiros que fazem parte do projeto quero externar minha gratidão, pois são pessoas que vem dar um pouquinho de si em prol do cidadão. Sabemos que levar esses serviços não é a finalidade do Judiciário, mas a Justiça Estadual se realiza quando pode agregar essas ações à população de alguma forma, além de levarmos serviços judiciários, estamos levando justiça social.”
 
José Antonio Bezerra Filho, juiz coordenador do evento, destacou na ocasião que a realização do Ribeirinho envolve grandes desafios, como exemplo, citou que uma das embarcações que levarão os parceiros está abarrancada há três dias e a equipe ainda está tentando desencalhá-la da praia. “É uma expectativa a realização de um evento tão grande e que envolve tantos parceiros, mas a verdade é que estamos todos imbuídos em um espírito só, qual seja, servir e fazer o bem. Dificuldades todo mundo tem. Enfim, estamos querendo levar cidadania e esses desafios nos faz ter mais garra para vencer as adversidades e levar serviços a essa população tão necessitada. Todos querem servir e as comunidades estão nos aguardando ansiosamente para receber essa inclusão social. Teremos grandes dias de serviço pela frente”, concluiu o magistrado.
 
Joaquim Abinaber, defensor público que também coordena o projeto, acrescentou informando que o Ribeirinho Cidadão começou há anos como um projeto pequeno e que vem crescendo cada dia mais e sempre ofertando serviços necessários à população ribeirinha. “Há vários anos começava o Ribeirinho Cidadão, um projeto pequeno, mas com grandes aspirações. Hoje chegamos a Santo Antônio com uma pujança muito grande, um projeto gigantesco e com grande responsabilidade. Estamos levando serviços jurídicos, de cidadania, saúde, beleza tudo em pensado em prol da população.”
 
 
O prefeito da cidade, Valdir Pereira de Castro, destacou a que o Ribeirinho Cidadão oferece cidadania e justiça social para a população da cidade e isso faz a diferença na vida de todos que são atendidos. “Santo Antônio do Leverger fica feliz por estar recebendo todos esses serviços como também ser parceiro do evento. São várias as empresas envolvidas, a nossa população vem em peso e participa, principalmente, aqueles que estão na beira do rio, em uma comunidade mais distante. Estas são pessoas que passam despercebidas pelos olhos do executivo e o Ribeirinho Cidadão consegue encontrá-los e fazer a justiça social.”
 
Dentre os serviços que estavam sendo ofertados pelo Judiciário nesta sexta-feira estão as consultas médicas no caminhão oftalmológico da Justiça Comunitária; conciliação e mediação com a Justiça Especial Itinerante (JEI), orientações do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no Âmbito do TJMT (Cemulher), além de serviços de saúde do Ambulatório Médico e do Programa Bem-Viver do Tribunal de Justiça. Algumas das ações seguirão rio abaixo.
 
São mais de 50 parceiros envolvidos na entrega dos serviços do Ribeirinho Cidadão, conheça alguns deles: Tribunal Regional do Trabalho (TRT 23ª Região); Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT); Governo do Estado; Assembleia Legislativa de Mato Grosso; as prefeituras de Santo Antônio do Leveger, Barão de Melgaço e Poconé; Cartórios extrajudiciais; Rodoviária Federal (PRF-MT); Energisa, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT); Defesa Civil do Estado; Galvan Escola de Cabeleireiro; Ministério Público de Mato Grosso; Ministério do Trabalho; Samu; Receita Federal; Marinha do Brasil; Exército; Defesa Civil; Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), dentre outros.
 
Veja AQUI a matéria na TV.Jus.
 
Leia mais sobre o assunto.
 
Projeto Ribeirinho Cidadão recebe material didático doado pelo Tribunal Regional do Trabalho
 
 
Últimos ajustes: juiz se reúne com voluntários antes do início do Ribeirinho Cidadão
 
 
Campanha Criança Ribeirinha ganha reforço na doação de brinquedos
 
 
Keila Maressa/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394