Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

16.03.2020 14:04

Ribeirinho Cidadão agiliza cadastro de bolsa família para mãe que tentava se registrar há dois anos
Compartilhe
Tamanho do texto:
Há quase dois anos a diarista Eliane Mendes de Barros, 35 anos, tenta se registrar no Cadastro Único para receber o bolsa-família para seu filho Ezequias, de 11 anos. Ela vai uma vez a cada dois meses em Cuiabá, mas sempre falta algum documento ou tem um imprevisto que não consegue concretizar o cadastro. Na tarde de sexta-feira (13 de março), em questão de minutos, ela conseguiu concluir o registro com a equipe do Sistema Único de Saúde que integra o Ribeirinho Cidadão. O atendimento foi realizado em Pontal do Glória, distrito de Santo Antônio do Leverger.
 
Ela conta que nem sempre tem faxina para fazer porque a comunidade é pequena, por conta disso, precisa do benefício para complementar a renda. “Esse dinheiro será usado para comprar material escolar, roupas e até remédio para meu filho. Ele ainda é pequeno e volta e meia precisa de um medicamento diferente. Estou torcendo para dar certo porque vai demorar eu ir na cidade de novo. Estamos querendo produzir banana a partir do ano que vem o que já ajudaria a melhorar a nossa renda, mas até lá preciso complementar o que eu ganho. Estou torcendo para dar certo o registro no cadastro do bolsa-família, vai ajudar muito.”
 
Eliane ressalta ainda que a ida do posto do SUS no Ribeirinho Cidadão poupou tempo e dinheiro dela e da família, porque agora não vão precisar ir a Cuiabá apenas para tentar fazer a inscrição novamente. “Vou dar uma economizada já que esse evento trouxe o posto do SUS até a gente. É bom quando a os serviços vem aqui e a gente não precisa se deslocar, deveria ser sempre assim.”
 
Como ela morava em Mirassol D’oeste e em 2017 deixou de fazer a atualização do Bolsa Família, hoje ela fez o cadastro como se fosse a primeira vez. De acordo com a técnica em Assistência Social do SUS, Suzana Maria Arruda, no evento ela pode preencher os documentos necessários para se cadastrar e entrou na fila de espera. Ela explica ainda que para ser beneficiada, é necessário que a renda per capta dela seja de um quarto do salário mínimo.
 
O documento dela vai pro sistema do cadastro único e o Município irá atualizar as informações. Ela entra para lista de espera e, em tendo o perfil aprovado, deve receber o benefício em mais ou menos 90 dias.
 
Essa é a 13ª edição do Ribeirinho Cidadão, projeto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso. Dividido em duas etapas, a primeira foi realizada entre os dias 28 de fevereiro e 12 de março, já a segunda etapa, terrestre, começou no dia 12 de março e seguirá até o dia 22. Nesse período são ofertados serviços de justiça, saúde e cidadania.
 
No sábado (14 de março), o atendimento foi realizado na comunidade de Agrovila das Palmeiras.
 
Leia mais matérias sobre o Ribeirinho Cidadão:
 
Ribeirinho Cidadão: Juvam ensina consciência ambiental para moradores de Olho D'água
 
Ação conjunta: órgãos públicos agem rápido e regularizam benefício assistencial à criança em Barão
 
Keila Maressa/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394