Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.03.2020 09:37

Óculos doados no Ribeirinho Cidadão ajudam população a enxergar a vida com mais alegria
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Animado e comunicativo, Huck Mecânico, como é conhecido seu Duayr Arruda Matos, reclama de problemas na vista porque não consegue mais enxergar de perto as peças pequenas com tanta facilidade como tinha antes. Quando o sol vai se pondo e a oficina vai perdendo a luz natural, o trabalho vai ficando mais difícil e exige ainda mais esforço para poder ser concluído. Ele foi ao oculista há quatro anos, aviou a receita que foi entregue e usou os óculos por muito tempo, até que quebraram e ele não conseguiu fazer um novo par.
 
 
Agora que a dificuldade em enxergar está atrapalhando o serviço, ele resolveu procurar um médico para resolver o problema. O entrave das dificuldades financeiras para ir até Cuiabá fazer novos óculos e o valor que custariam a armação e as lentes fizeram-no desistir. Desde então, ele espera uma oportunidade para ganhar novos óculos e quando a expedição Ribeirinho Cidadão passou pela cidade, ele tratou de ir garantir os seus. Lá ele consultou com um optometrista, profissional que cuida do olho sadio, fez os testes necessários e ainda escolheu a armação que mais combinou com seu rosto.
 
 
“Desde que meus óculos quebraram, eu fiquei sem. Daí quando apertava a dificuldade, eu comprava óculos do camelô mesmo, daqueles bem barrelinhas. Eu chego e peço para o vendedor me dar um par de óculos para perto e ele dá. Vou experimentando e o que der uma visão melhor, eu levo embora. É baratinho. Nossa comunidade é muito carente e não temos condições de sair daqui para ir comprar óculos em Cuiabá. Tive que ir quebrando o galho com o que dava.”
 
 
Ele afirma que o dia a dia é difícil, mesmo assim, em meio a risos e brincadeiras, diz que é muito feliz e, agora que ganhou os óculos novos, a vida vai ficar ainda mais alegre. Conta ainda que a melhor parte foi ter tudo totalmente gratuito para ele. “Muito bom ter tudo de graça. Já pensou? Para comprar óculos bons, eu precisaria gastar com passagem para ir até a cidade e ainda gastar com armação e lente, isso deve custar por baixo uns R$700. Não tenho. Eu comprava dos baratinhos no camelô, mas não é igual aos bons. Agora eu vou esperar os meus chegarem aqui no posto de saúde e aí será vida nova”, conta Duayr.
 
 
Ele se consultou com José Sinval Pereira, profissional optometrista que acompanha a parte terrestre do Ribeirinho Cidadão. Conta que, em cada localidade que chega, a sala em que ele atende é uma das mais concorridas, porque as pessoas realmente precisam enxergar melhor e, muitas vezes, não têm condições de ir até um médico.
 
 
“Em todos os locais que vamos, fazemos as consultas e já levamos as armações. Depois de prontos, eles são enviados para as lideranças das comunidades devidamente identificados, que entregam para os pacientes. Essas são comunidades muito carentes que realmente necessitam de ajuda das instituições governamentais. Temos o sonho de, nos próximos anos, conseguir disponibilidade de agenda do para já marcar consultas também.”
 
 
Pereira aponta ainda a satisfação muito grande em atender a população. “Já atendemos pessoas que chegam com óculos nada a ver com o que está precisando, o que, na verdade, piora a qualidade de vida. Quando eles fazem a consulta, colocam os óculos e falam: ‘nossa, eu estou enxergando!’, eu fico muito contente e tenho cada vez mais a certeza de que escolhi a profissão exata. O problema de vista é algo que interfere em todas as áreas da vida, por isso é gratificante ajudar essas pessoas.”
 
 
Além dos serviços oculares, na área de saúde é possível se vacinar e consultar com médico clínico-geral. Também são ofertados serviços de justiça e cidadania para as populações visitadas.
 
 
Leia mais sobre o evento nos links abaixo:
 
Ribeirinho Cidadão: Juvam ensina consciência ambiental para moradores de Olho D'água
 
 
 
Ação conjunta: órgãos públicos agem rápido e regularizam benefício assistencial à criança em Barão
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394