Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.03.2020 10:33

Ribeirinho Cidadão vai à Placa de Santo Antônio pela primeira vez e leva serviços à comunidade
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
 
Já imaginou poder dormir de porta aberta sem medo de ladrão? Assim é o pacato distrito de Placa de Santo Antônio onde o Ribeirinho Cidadão aportou na manhã de terça-feira (17 de março) para levar serviços de justiça, cidadania e saúde. Ali, as pessoas afirmam que não têm violência e a tranquilidade é tanta que o único perigo é ser picado por uma cobra.
 
O problema que elas encontram é a falta de acesso aos serviços ofertados por instituições públicas.
 
Sabendo disso, a expedição levou à comunidade serviços como emissão de CPF, RG, aplicações de vacinas, consultas médicas com clínico-geral, consultas oftalmológicas com optometrista, alistamento militar, plastificação de documentos dentre outros. Todos muito bem recebidos pela comunidade que lotou a Escola Estadual Santo Antônio de Pádua a partir das 10 horas.
 
O evento é realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e pela Defensoria Pública do Estado visando oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos da localidade que, para utilizar serviços especializados de Instituições Públicas, têm que ir a Juscimeira ou à Cuiabá. Segundo o professor de Ciências da Natureza Divino Oliveira Silva, que mora ali há 36 anos, assim que foi divulgado pelas páginas de internet do distrito e da escola que o projeto viria, logo os moradores ficaram interessados.
 
“A gente começou a enviar vídeos e imagens para apresentar o projeto para que a população soubesse o que seria ofertado. Hoje penso que temos cerca de 300 pessoas querendo atendimento e nem todos daqui, vemos pessoas dos distritos vizinhos também como Irinópolis e Santa Elvira, além do assentamento Geraldo Pereira que fica aqui próximo.”.
 
Ele conta que a maior parte dos serviços é oferecida na redondeza, entretanto, ter que viajar até a cidade e pagar pelos serviços torna inviável o acesso. “Nós somos uma comunidade que precisa desse olhar diferenciado para nossos moradores. Grande parte de nós não têm como pagar para ir buscar serviços e ainda pagar para ser atendido. Aqui é tudo de graça o que beneficia em muito nosso povo.”
 
A diretora da escola, Marly Estevão dos Santos, complementa afirmando que a escola se organizou para receber o evento. “Quando recebemos o juiz, ficamos muito feliz por poder participar do itinerário. Como a escola estava em reforma, ficamos até com receio de ele não querer vir aqui. Nós pintamos a escola para receber o projeto e tudo que era necessário foi realizado para que a nossa comunidade não ficasse sem receber esses benefícios trazidos pelo Ribeirinho Cidadão. Nossa comunidade é de difícil acesso e todos os serviços estão ajudando. O projeto realmente veio a calhar com tudo que estávamos precisando.”
 
Dona Maria Ribeiro é uma das primeiras moradoras da comunidade e conta que o Ribeirinho Cidadão ficar na escola em frente à casa dela foi uma grande felicidade. Porque assim ela pode ver que as necessidades de Placa foram atendidas. “Eu achei muito bom esse projeto ter vindo por aqui. Muitas vezes é difícil para as pessoas irem até Juscimeira de ônibus, principalmente os idosos que precisam desses atendimentos. Aqui também tem muita gente que mora nos sítios e não tem acesso a esses serviços. É bom que é tudo reunido em um único lugar. Nunca vi tanta gente reunida. Eu nem precisei ir lá para receber saber sobre minha aposentadoria. Os funcionários viram para mim e trouxeram informações e eu fiquei alegre. Seria muito bom se viesse mais vezes.”
 
Essa é a primeira vez que o Ribeirinho Cidadão passa em Placa de Santo Antônio. Tatiane Guerra, assessora da Justiça Comunitária, setor do TJMT responsável pela organização, aponta que essa é uma das inovações da expedição. “Tínhamos um roteiro que vinha sendo cumprido em todas as etapas e percebemos que poderíamos melhorar essa rota abrangendo outras regiões que não tivessem sendo atendidas e contemplando essas comunidades que vinham pedindo pela passagem do projeto há muito tempo. Por isso, foi escolhido esse local. Em Juscimeira também é atendido o distrito de São Lourenço de Fátima.”
 
Hoje, quarta-feira (18 de março) será a vez de São Lourenço de Fátima, também distrito de Juscimeira receber a expedição. Os atendimentos serão na Escola Estadual Don Vunibaldo, das 9h às 17. Nos dias seguintes serão atendidas as comunidades de Brejinho (19), Lambari (20) e Mimoso (21). O atendimento em Varginha, que seria no dia 22 de março foi suspenso tendo em vista as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que declarou como pandemia a proliferação da contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19), e pediu para que as pessoas evitem aglomerações.
 
Óculos doados no Ribeirinho Cidadão ajudam população a enxergar a vida com mais alegria
 
 
Ribeirinho Cidadão: para evitar aglomeração de pessoas, encerramento é cancelado em Santo Antônio
 
 
Ribeirinho Cidadão agiliza cadastro de bolsa família para mãe que tentava se registrar há dois anos
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394