Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.04.2020 15:44

NugJur oferece gratuitamente Círculo Restaurativo Virtual para solução de conflitos
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso oferece gratuitamente Círculo Restaurativo Virtual para famílias e pessoas que estão vivenciando relações de conflito e sofrimento durante o período de isolamento social. Por conta da pandemia da COVID-19, conflitos podem surgir e o Poder Judiciário está atento e pronto a auxiliar na resolução de litígios ou de quem precise de apoio nesse momento.
 
O Círculo Restaurativo é uma prática já utilizada pela justiça estadual para resolver problemas, restaurar danos, e consiste na participação de qualquer pessoa que esteja passando por algum conflito, seja de forma direta ou indireta.
 
O interessado em participar do Círculo Restaurativo Virtual deve enviar e-mail para o endereço: nugjur@tjmt.jus.br informando nome completo, telefone para contato, número do CPF, se já tem um grupo familiar formado para realizar o círculo ou se há interesse em participar com outro grupo.
 
Após esse contato, o interessado receberá, também por email um link para acesso ao círculo restaurativo, por meio da ferramenta LifeSize.
 
É importante ressaltar que todas as informações e conversas são sigilosas.
 
Para fazer a dinâmica é necessário ter celular, notebook ou computador (esses dois últimos com câmera acoplada ou webcam) com acesso a internet.
 
Segundo a instrutora do NugJur, Ana Tereza Pereira Luz, o círculo virtual é um meio de aproximar os seres humanos. “É uma forma de demonstramos nossas vulnerabilidades para que possamos nos apoiar, de sermos solidários às necessidades de fala do outro. Nunca antes solidariedade e empatia foram tão importantes em nossa sociedade. Se cada um fizer a sua parte, sairemos dessa mais rapidamente, transformados e fortalecidos”, afirma.
 
E para que essas ações, de forma remota, cheguem a todas as unidades judiciárias do Estado, o NugJur está realizando capacitações constantes com facilitadores de Cuiabá e do interior para que sejam multiplicadores e atendam as demandas nas Comarcas durante o período de pandemia, conforme explicou a gestora do NugJur, Euzeni Paiva.
 
“Estamos realizando treinamento para magistrados e servidores para eles conduzam os círculos virtuais e atender as pessoas que estão com algum tipo de dificuldade de comunicação no período de isolamento social.”
 
Se você está precisando de ajuda ou conhece alguém que precise, entre em contato pelo e-mail: nugjur@tjmt.jus.br
 
O NugJur preparou passo a passo para participar do Círculo Restaurativo Virtual:
 
- Utilizar o aplicativo LifeSize, que será enviado por meio de link aos participantes antes do horário da reunião;
 
• Planeje seu tempo, por até duas horas de encontro, se for necessário estender um pouco, para que todos sejam devidamente escutados;
• Garanta que você não terá interrupções, e que não precisará sair antes do término do encontro, em respeito aos outros participantes;
• Garanta que sua conexão de internet suporte o uso do aplicativo;
• O encontro será conduzido como um Círculo de Apoio, então, a voz será dada a apenas uma pessoa por vez, em uma ordem que será estabelecida pelos facilitadores;
• O ideal é que você esteja com câmera e microfone funcionando, porque neste aplicativo todos vamos nos ver, ouvir e conversar ao vivo. Você poderá usar celular, ou caso prefira um computador ou notebook;
 
O grupo será atendido conforme ordem de solicitação e com no máximo oito pessoas por vez.
 

Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394