Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.04.2020 15:13

Participantes elogiam sessão de julgamento por videoconferência no TJMT
Compartilhe
Tamanho do texto:
 A certeza de estar vivenciando um momento histórico foi compartilhada por desembargadores, advogados, servidores e representante do Ministério Público Estadual que participaram da sessão virtual da 3ª Câmara de Direito Privado do Poder Judiciário de Mato Grosso, na tarde desta quarta-feira (22/04). Além de honrados por fazerem parte dessa inovação, os advogados que interagiram com os desembargadores pelo sistema de videoconferência querem mais: que a iniciativa se estenda às sessões plenárias e continue depois da pandemia do coronavírus.
 
Essa foi a sugestão do advogado Fábio Luís de Mello Oliveira, que desejou ter a possibilidade de, em breve, fazer uma sustentação oral virtual nas sessões plenárias do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. “Essa realidade virtual nos proporciona defender os interesses dos nossos assistidos”, ressaltou.
 
Também foi a sessão virtual que permitiu à advogada Mayara Tonett Galiassi Scheid Weirich atuar em defesa do seu cliente. “Se não fosse essa transformação digital, muito provavelmente eu não poderia vir a Cuiabá, em razão da hipossuficiência do meu cliente”. Ela destacou que o TJMT sai na vanguarda neste momento trágico e reforçou que iniciativas como essa possibilitam o exercício da profissão e a defesa do cliente. “Espero que a ação continue. Nós, advogados do interior, agradecemos”.
 
Do Rio de Janeiro, a advogada Gabriella Balthar Lopes parabenizou o que chamou de atitude louvável da Justiça de Mato Grosso, que ao realizar sessões virtuais mostra que a justiça não pode parar, e que é preciso continuar caminhando. “Espero que os outros tribunais sigam essa iniciativa do Tribunal de Mato Grosso”, completou.
 
Sem exceção, todos os advogados que fizeram sustentação oral na sessão virtual da 3ª Câmara de Direito Privado agradeceram e se mostraram honrados com a oportunidade, como Giovane Gualberto de Almeida, Igor Bimkowski Rossoni, Nahima Muller, Carlos Eduardo R. Baladi Martins, Thalita Laila Ribeiro, Gilberto Maltz Scheir e Cesar Henrique de Almeida Sampaio, que ainda alertou para o fato de a pandemia ter acelerado esse avanço tecnológico, que deve permanecer definitivamente.
 
Procuradora de Justiça, Mara Lígia Pires de Almeida Barreto foi a representante do MPE na sessão e disse estar “maravilhada” com o resultado, que para ela se trata do futuro. “A ferramenta é fabulosa, foi um trabalho judiciário maravilhosos, otimizamos o trabalho, tudo transcorreu bem, graças ao apoio dos advogados e servidores e tenho certeza que caminharemos sempre para a frente”, concluiu.
 
Nova forma de fazer justiça - Antes do início da sessão, às 14 horas, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Groso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, se considerou privilegiado por acompanhar esta nova forma de fazer justiça e de julgar. Ele lembrou a dificuldade que o mundo está vivendo em função da contaminação pelo coronavírus, mas ao mesmo tempo, observou que os avanços acontecem nesses momentos de dificuldade.
 
O presidente ainda agradeceu o envolvimento de todos os servidores para que o TJMT continuasse a garantir celeridade na entrega do seu serviço e se colocou à disposição dos desembargadores e advogados para críticas e sugestões, que segundo ele devem ajudar a aprimorar a experiência. “Faremos correções com o carro andando”, assinalou o presidente.
 
Presidente da 3ª Câmara de Direito Privado, o desembargador Dirceu dos Santos elogiou a ferramenta que permitiu a realização da sessão virtual e reforçou que o Poder Judiciário não pode parar. Também compõem a referida câmara o desembargador José Zuquim Nogueira e a desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues. A sessão teve início às 14 horas e foi concluída por volta das 17h. Na pauta, 215 processos eletrônicos e nove físicos, publicados no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).
 
As sessões de julgamento por videoconferência estão em conformidade com a Portaria 283, de 13 de abril de 2020, publicada pelo presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. Todas as sessões são transmitidas ao vivo pelo canal Youtube.
 
Nadja Vasques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394