Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.06.2020 09:07

Judiciário de Mato Grosso participa de seminário virtual sobre sustentabilidade do STJ
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso participa, por meio do Núcleo Socioambiental representado por magistrados e servidores, do VII Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento será realizado entre os dias dois e cinco de julho e este ano será virtual, por conta da pandemia.
 
De acordo com Ana Carolina Ribeiro da Cunha Ferreira, membro do Núcleo Socioambiental do TJMT, o seminário, que é promovido desde 2014, busca debater as boas práticas para a eficiência da gestão pública. Na edição deste ano serão abordadas questões como teletrabalho e a gestão de resíduos sob a ótica da sustentabilidade diante da situação causada pela pandemia da Covid-19.
 
A assessora-chefa da AGS do STJ, Ketlin Feitosa Albuquerque, ressalta que a crise causada pelo coronavírus tem se revelado uma fase de descobertas para muitos órgãos públicos. "Estamos vivenciando a virtude da 'adaptabilidade'. E, ao nos adaptarmos a essa situação, com o trabalho remoto como uma realidade, percebemos o quanto podemos ser produtivos consumindo menos recursos no ambiente de trabalho", frisa.
 
Para Ketlin Feitosa, este pode ser o momento da virada na administração pública. "É fundamental refletirmos sobre as mudanças que conseguimos, e o quanto nossos dirigentes estão empenhados em participar dessa transformação", assinala a assessora do STJ.
 
O seminário será transmitido ao vivo e poderá ser acompanhado pelo instagram, twitter, youtube e facebook e pelo @stjnoticias. Entre os dias dois e quatro as palestras ocorrem às 11h e às 19h, e no dia cinco o debate de encerramento será realizado às 15h.
 
Serão oferecidos sete painéis, cada um com duração de uma hora, com os seguintes temas: Qualidade de vida e trabalho remoto - riscos e oportunidades - ODS 4; Sustentabilidade estratégica em tempos de Covid-19 - ODS 16; A Agenda 2030 e as instituições públicas; A gestão de resíduos e o isolamento social - ODS 11; Plano de Logística Sustentável (PLS) - metas em tempos de crise - ODS 12; Reflexos dos julgamentos virtuais no cenário pós-pandemia - ODS 9 e 16, e Direitos e deveres durante a pandemia sob a ótica da sustentabilidade.
 
A abertura, no dia dois, (terça-feira), das 11h às 12h, com o primeiro painel, será conduzida pelo ministro do SJT, Villa Bôas Cuevas e pela coordenadora de Educação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ana Cláudia Mendonça, com mediação da servidora Isabela Medeiros, do Ministério Público do Trabalho (MPT).
 
As discussões também contarão com a participação de outros especialistas, como o ministro do STJ, Marco Buzzi, a juíza federal do Tribunal Regional Federal da 3º Região (TRF-3), Luciana Ortiz, e a diretora de gestão do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Beatriz Martins Carneiro.
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br