Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.07.2020 13:12

Vara da Família em Sinop passa a realizar audiências de conciliação por videoconferência
Compartilhe
Tamanho do texto:
  vara Especializada de Família e Sucessões de Sinop (a 500 km de Cuiabá) começou a realizar audiências de conciliação por meio de videoconferência. A medida é uma forma de continuar atendendo a população com qualidade e rapidez, diante do período de pandemia pelo novo coronavírus, que provocou o distanciamento social e o regime de plantão extraordinário com trabalho remoto no Judiciário mato-grossense.
 
O juiz Gleidson de Oliveira Grisoste Barbosa ressaltou a importância desse trabalho. “Em meio a essa pandemia tivemos que nos reinventar e encontrar uma maneira de dar sequência ao trabalho desenvolvido pela Vara de Família. As audiências foram realizadas pela plataforma Microsoft Teams, contando com a pronta participação de todos os atores processuais, e por isso, os resultados pretendidos têm se mostrado satisfatórios. Temos a firme convicção que o judiciário mato-grossense tem buscado dar o seu melhor neste inusitado cenário”, comentou o magistrado.
 
Só no primeiro dia de videoconferências, iniciada na última terça-feira (7 de julho), foram feitas 3 audiências com 100% de acordos. “Em contato por telefone, fizemos o convite, orientamos como baixar o aplicativo para participar da audiência, fornecemos todo o suporte para que conseguissem usar de forma correta para que todos pudessem se comunicar de forma efetiva. Deu super certo, todos puderam participar de forma plena. Um dos casos envolveu um requerido residente do Maranhão e, que através da autocomposição foi feito o divórcio, regulamentação da guarda e alimentos para o filho menor, morador de Sinop", explicou a conciliadora Marilene Pereira.
 
O defensor público, Glauber da Silva, parabenizou a iniciativa da Vara da Família e reiterou que a ruptura de paradigmas é positiva. "Sempre precisamos buscar novas formas de garantir a entrega da prestação jurisdicional com qualidade e eficiência. Tal iniciativa serve de modelo para as audiências de instrução e julgamento, ou mesmo para as realizadas perante dos Centros Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC)", disse.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br