Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

06.08.2020 18:07

Magistrados desenvolvem habilidades da Comunicação Não Violenta em curso da Esmagis
Compartilhe
Tamanho do texto:
Dezesseis magistrados de Mato Grosso desenvolverem habilidades e ampliaram suas competências para o uso de uma comunicação compassiva tanto na vida pessoal, quanto nos textos das decisões proferidas, falas em audiências e no contato com a equipe de trabalho após participarem do curso de Formação Continuada “Comunicação não violenta - virando a chave da Comunicação”.
 
Oferecido pela Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), na modalidade Ensino à Distância (EaD), e ministrado pela juíza Jaqueline Cherulli, da Comarca de Várzea Grande, o curso de Comunicação não violenta (CNV) tem carga horária de 24 horas. Teve início no dia 3 e segue até 7 de agosto pelas plataformas Lifesize e Teams.
 
"Baseado no livro de Marshall Bertram Rosenberg, que inovou há 40 anos ao falar sobre essa comunicação integrativa, desenvolvemos o curso que apresenta aos colegas as ferramentas de escuta ativa, da identificação das necessidades dos envolvidos, do desenvolvimento do olhar e da postura sistêmica, a utilização para resoluções de conflitos e administração de crises", resume Cherulli. "É um curso que traz qualidade de vida para o juiz, pois gera uma mudança interna, mas é voltado para a prática do dia a dia".
 
"O curso nos dá ferramentas para mesmo que haja uma interferência externa afim de promover um desequilíbrio, em uma audiência em que familiares disputam uma ação por exemplo, o magistrado mantenha-se centrado, e assim consiga proferir uma decisão sem paixões, avalia o juiz e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Chapada dos Guimarães, Leonisio Salles de Abreu Júnior, que participa da capacitação.
 
"O conhecimento acerca da Comunicação Não Violenta permite aos magistrados a observação dos fatos com lentes imparciais e o uso de linguagens que favorecem a identificação das necessidades expostas na comunicação, o que permite a conexão com a humanidade dos envolvidos em qualquer contexto, favorecendo a pacificação social", analisa a juíza Cristiane Padim da Silva, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça.
 
Cristiane participa como aluna do treinamento e também atuou como professora adjunta no curso, já que concluiu o Curso de Formação de Formadores (Fofo). "A professora e magistrada Jaqueline tem compartilhado seus conhecimentos usando metodologias ativas, permitindo aos cursistas virarem a chave da Comunicação de forma vivencial. O curso está sendo uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional", afirma.
 
Inovação - Além de desenvolver habilidades para a conexão humana entre as partes e auxiliar o juiz a tomar uma decisão técnica, o curso CNV deixa um legado para o Poder Judiciário de Mato Grosso. Pensado para ser realizado de forma presencial, foi adaptado para EaD, por conta da pandemia.
 
"A execução on-line não prejudicou em nada a metodologia do curso. A Esmagis preparou uma sala virtual principal para as aulas e outras quatro salas distintas para os trabalhos em grupo com orientação de tutores", explica Jaqueline Cherulli. "A plataforma nos permitiu realizar todas as atividades da metodologia ativa. Os grupos em ambiente remoto fizeram simulação de audiência com adolescente; audiência de custódia; mediação e uma de livre escolha. Todos se saíram muito bem", aponta.
 
A proposta do curso CNV é fruto do I Encontro de Formadores da Esmagis-MT (Fofo), realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrado (Enfam) em fevereiro em Cuiabá. A capacitação sobre CNV é válida para fins de promoção, remoção ou acesso ao TJMT, conforme resoluções do ENFAM (n. 2/2016, n. 4/2017, e n. 2/2019).
 
Outra inovação conquistada é o início de um banco de trabalhos acadêmicos dos magistrados de Mato Grosso. Já que a atividade avaliativa final exige a elaboração de artigo científico sobre um dos temas abordados. "Temos colegas que são produtivos no âmbito acadêmico, mas ainda não tínhamos um local para deixar registrado o material", completa.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br