Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

10.08.2020 07:59

PJe criminal assegura agilidade processual em Várzea Grande
Compartilhe
Tamanho do texto:
Há um mês, as cinco varas criminais e o Juizado Especial Criminal de Várzea Grande receberam a instalação do módulo criminal do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Nesse período, 234 processos passaram a tramitar em meio eletrônico nessas seis unidades judiciárias. Com a ferramenta, as ações poderão ser acessadas pelas partes de qualquer lugar, a qualquer hora, garantindo efetividade e agilidade processual. Um grande ganho, principalmente durante a pandemia da Covid-19, período em que o prédio do fórum se encontra fechado, mas há o regime de teletrabalho e as ações continuam tramitando eletronicamente.
 
Além da facilidade e de poder realizar atos processuais pelo computador, o sistema permite rapidez na movimentação das ações que ingressarem nessas unidades judiciárias criminais. Além disso, a produtividade e a qualidade do serviço outros benefícios que chegam com a implantação da ferramenta.
 
Para o juiz da Quinta Vara Criminal, Luís Augusto Veras Gadelha, o módulo específico do PJe para a sua unidade judiciária facilitou muito a rotina de trabalho, especialmente pela celeridade que o sistema proporciona.
 
“Não tem mais carga de processos, não precisamos manusear folhas de papel, todas as movimentações estão em ambiente virtual, onde ali mesmo as partes já são intimadas. É muito mais ágil, bem mais tranquilo de se trabalhar, sobretudo nessa pandemia que não estamos indo ao fórum”, comenta.
 
O juiz titular da Quarta Vara Criminal de Várzea Grande, Abel Balbino Guimarães afirma que o PJe é a solução, principalmente agora, com a realização de audiências virtuais num período em que a tecnologia se tornou imprescindível na rotina das pessoas. “O PJe é o futuro, ele é sensacional para nós podermos realizar nossos trabalhos. De agora para frente com as atividades de forma remota ele é essencial”, ressalta o magistrado.
 
As implantações do módulo criminal do PJe serão finalizadas ainda este mês, concluindo a meta da gestão do Poder Judiciário de Mato Grosso para o biênio 2019/2020, presidida pelo desembargador-presidente Carlos Alberto Alves da Rocha, que é ter 100% das unidades (cíveis e criminais) utilizando o PJe. Com isso, todas as 341 unidades judiciais estarão operando o sistema.
 
O PJe é um sistema de informação desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais para a modernização do Judiciário brasileiro.
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br