Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.08.2020 10:21

Iniciativa de juíza de Alto Araguaia garante máscaras para abrigados de Casa Lar
Compartilhe
Tamanho do texto:
A solidariedade tem feito a diferença durante a pandemia da Covid-19 e um bom exemplo ocorreu na Comarca de Alto Araguaia (a 415 km ao sul de Cuiabá), com a distribuição de máscaras de proteção para a Casa Lar do município, que abriga crianças e adolescentes em situação de risco. A iniciativa partiu da juíza da Primeira Vara, Marina Carlos França para dar condições a essas pessoas de estarem protegidas, demonstrando que as ações realizadas pela Justiça também têm o olhar social e vão muito além dos gabinetes.
 
Foram doadas 140 máscaras, adulto e infantil, para as 20 pessoas da Casa Lar (abrigados e funcionários) e graças à ação da magistrada, com a participação de servidores do Fórum, comerciantes locais e uma costureira da comunidade, que cedeu seu tempo livre para a confecção, foi possível fazer a entrega desse artigo tão essencial para a proteção ao novo coronavírus. Um item importante e que faz muita diferença para quem precisa, já que ao longo do dia, conforme orientações dos órgãos de saúde, é preciso que as máscaras sejam trocadas a cada duas horas.
 
“Essa é uma iniciativa simples, barata e que descobrimos que existem muitas pessoas que estão dispostas a ajudar”, diz a juíza.
 
A ideia surgiu após visita de rotina realizada pela magistrada à unidade de abrigamento, logo no início da pandemia, para verificar as condições de biossegurança. Na oportunidade foi constatado que no local, abrigados e funcionários não estavam usando e também não possuíam máscara.
 
“A 1ª Vara da Comarca de Alto Araguaia possui competência para processo de julgamento de ações afetas à Infância e Juventude e por isso, ao menos uma vez por mês realizamos visita à Casa Lar para fazer orientações e quando surgiu a pandemia fomos ao local para saber qual era a situação. Constatamos que ninguém fazia uso da máscara e dada a urgência, já que ali há pessoa do grupo de risco e para evitar o contágio realizamos uma força tarefa para confecção das máscaras”, conta a idealizadora da ação solidária.
 
De acordo com a magistrada, essa também foi uma forma de tentar envolver a sociedade com os abrigados para promover a conscientização quanto às questões da vulnerabilidade, incentivar visitas à Casa Lar para que conheçam o local e quem sabe se interessem em se habilitar como padrinhos. “Iniciativa sempre voltada para as ações do Poder Judiciário, de sensibilizar a sociedade para olhar para esse grupo vulnerável de crianças e adolescentes, que são pessoas em peculiar estágio de desenvolvimento e precisam ser vistas pela sociedade.”
 
A juíza já prepara uma nova ação para arrecadação de material ou recursos para o mês de setembro para que mais máscaras possam ser confeccionadas e entregues à Casa Lar. Os interessados em contribuir de alguma forma podem entrar em contato pelo e-mail do gabinete da juíza: aar.gab1vara@tjmt.jus.br .
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br