Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.08.2020 14:16

Abertura da 1ª Jornada da Inovação é marco histórico para cultura do Judiciário mato-grossense
Compartilhe
Tamanho do texto:
Já considerado um marco histórico rumo às transformações na justiça estadual, o presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, Carlos Alberto Alves da Rocha, inaugurou a 1ª Semana da Inovação. O evento teve início na manhã dessa segunda-feira (17 de agosto), às 9h e foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do TJMT no Youtube. (Se você não chegou a tempo, pode rever AQUI) A jornada visa difundir a cultura de pró-atividade, cooperação mútua e desenvolvimento de ideias inovadoras.
 
O evento foi direcionado para o público interno, mas devido aos vários pedidos de participações fora do Estado, a transmissão foi liberada para o público externo. Com mais de 300 participantes pela plataforma disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com a visualização de mais de 540 pessoas pelo Youtube - durante a transmissão. Até o momento de fechamento desse texto mais de 2,1 mil pessoas tinham exibido o vídeo. Ao vivo, 101 pessoas permaneceram on-line do início ao fim do evento e que também curtiram o vídeo.
 
O presidente do TJMT disse que a iniciativa é ousada e os bons frutos serão colhidos no futuro. "Estamos encampando essa inovação num momento delicado, mas o futuro nos agradecerá. Enquanto muitas empresas estão saindo de suas zonas de conforto e indo rumo a novos horizontes, o Judiciário não poderia ficar parado. Estamos em um momento novo na Justiça e precisamos aproveitar a força da tecnologia, que é sem igual no mundo", ponderou Carlos Alberto.
 
Durante o evento, que inovou até na hora da apresentação e seguiu o modelo de um julgamento do Tribunal do Júri - com palavras da promotoria, da defesa, explanações e debates voltadas aos jurados (que foram todas as pessoas que participaram do evento) - os convidados sob a 'presidência' do juiz-auxiliar, Luiz Octávio Saboia, expuseram sobre o conceito de inovação e suas consequências. "O judiciário brasileiro em nenhum momento se tornou parceiro da pandemia e ao contrário nos alinhamos, nos unimos e nos tornamos pró-ativos e senhores de nossa realidade. Quem supera a crise supera a si mesmo e o judiciário vem superando os desafios que estamos passando", disse.
 
O juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Ribeiro Porto, que representou a defesa nesse júri especial, esclareceu que inovar não significa pensar sem método, ou ter um milhão de ideias. "Pelo contrário a inovação precisa ter um método extremamente eficiente e linear, se não, você não sai do lugar. A inovação traz na sua essência a necessidade de compreensão, método, gestão e governança. Por isso a figura do presidente do TJMT, Carlos Alberto Alves da Rocha, que faz esse patrocínio à inovação é tão relevante", pontuou.
 
Já o magistrado da Justiça Federal no Rio Grande no Norte, Marcos Bruno Miranda Clementino, que representou a procuradoria, asseverou que o evento é certamente um marco histórico. "Inovação não é brincadeira é coisa muito séria. Parece ser divertido, mas inovação é algo que fazemos para transformação das vidas das pessoas. Não faz sentido a transformação vazia. Navegar é preciso, mas precisamos de ter rumo também. Pois algumas das coisas ditas absurdas hoje, podem ser pilares dos quais construiremos coisas interessantes", comentou.
 
O próximo encontro acontecerá no dia 28 de agosto, às 9h, e foi reservado a 'colheita de provas'. Aproveite e já ative o sininho para você não perder a próxima transmissão no Youtube AQUI). Os participantes especiais serão representados pelo juiz no estado de Roraima Esdras Silva Pinto (que representará o promotor); o juiz federal do Amazonas, Rafael Leite Paulo (que será o advogado); além do diretor do Programa Executivo na América Latina da Gartner, Hiraclis Nicolaidis e diretor do Programa Executivo da Gartner, Cândido Júnior que representarão as testemunhas desse tribunal do júri.
 
O evento foi dividido em 5 partes, pois segue um rito do tribunal do júri as melhores ideias poderão contar com o auxílio de juízes, advogados, procuradores, defensores, jurados e participantes especiais, que debaterão os seus pontos fortes e fracos. No final, as melhores iniciativas receberão suas sentenças e o TJMT formulará uma espécie de “jurisprudência da inovação”.
 
Veja AQUI a programação completa.
 
Leia matérias correlatas:
 
1ª Jornada da Inovação é elogiada por especialistas ligados à área da tecnologia e do Direito
 
1ª Jornada da Inovação no Judiciário será transmitida ao vivo no Youtube
 
Judiciário lança Jornada da Inovação para magistrados e servidores
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br