Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.09.2020 15:08

Pelo 5º mês consecutivo, Corregedoria divulga as 10 unidades judiciais com melhor desempenho
Compartilhe
Tamanho do texto:
Pelo quinto mês consecutivo, a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso tornará público, em 25 de setembro, o ranking das dez unidades judiciárias do Estado que obtiveram o melhor desempenho, no mês anterior, nos cinco indicadores do CNJ responsáveis por medir a eficiência e a celeridade na prestação jurisdicional. A divulgação das “Top 10” teve início em maio, com o anúncio das unidades mais bem classificadas no mês de abril. Segundo o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva, o objetivo desse ranking mensal é premiar juízes e gestores que apresentam melhor produtividade.

A premiação, que consiste na entrega virtual dos selos diamante, ouro e prata, distribuídos de acordo com a classificação no ranking, é realizada por videoconferência, por meio do aplicativo Lifesize. Na data, o corregedor-geral, acompanhado do juiz auxiliar da Corregedoria, Emerson Luiz Cajango, e da auditora da Corregedoria, a técnica judiciária Renata Bueno, se reúne com os juízes e gestores das unidades vencedoras para fazer a entrega dos selos. Além de parabenizar os responsáveis, o corregedor-geral e a equipe aproveitam para conhecer um pouco mais sobre as boas práticas adotadas, a fim de compartilhar com as demais.

Para definir o ranking mensal, a Corregedoria-Geral da Justiça calcula a posição de cada unidade judiciária em relação aos cinco indicadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que são: Taxa de congestionamento, Número de sentenças com resolução de mérito, Tempo de tramitação e Metas 1 e 2 do CNJ - julgar mais processos que os distribuídos e julgar processos mais antigos.

Quatro unidades judiciais do Estado aparecem entre as dez mais desde o início da premiação. São elas: Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Várzea Grande, do juiz Eduardo Calmon de Almeida Cezar; Juizado Especial Cível do Jardim Glória, em Várzea Grande, da juíza Viviane Brito Rebello Isernhagen; 2ª Vara Especializada de Família e Sucessões de Rondonópolis, da juíza Cláudia Beatriz Schmidt; e 4º Juizado Especial Cível de Cuiabá, dos juízes João Alberto Menna Barreto Duarte e Tiago Souza Nogueira de Abreu.
 
Na avaliação do corregedor-geral, apesar dos desafios surgidos com a pandemia do coronavírus, as equipes dessas unidades conseguiram dar continuidade ao trabalho da Justiça, com eficiência e celeridade. 
 
Leia mais sobre o assunto:
 
Top 10: quatro unidades judiciais aparecem pela 4ª vez em ranking de melhor desempenho
 
Corregedoria divulga dia 21 as 10 unidades judiciais com melhor desempenho em julho
 
Cinco das 10 unidades judiciárias com melhor desempenho em junho são criminais
 
 
Nadja Vasques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br