Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.09.2020 17:23

Inclusão: surdos que atuam no Tribunal de Justiça são homenageados
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Como forma de valorização e inclusão social, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso presta homenagem aos 40 surdos que trabalham no Departamento Judiciário Auxiliar (Dejaux) e na Secretaria Auxiliar da Vice-Presidência, na sede do Judiciário, em Cuiabá, em alusão ao Dia Nacional dos Surtos, celebrado em 26 de setembro.
 
Em um formato diferente para evitar aglomerações, mas sem deixar passar despercebida a importância dos serviços prestados por esses colaboradores, a comemoração será realizada em grupos pequenos e em datas e horários distintos. Hoje (18 de setembro), no dia 25 e 28, às 10h e às 16h, a comemoração será realizada no Dejaux e também nos dias 25 e 28, nos mesmos horários, na Secretaria Auxiliar da Vice-Presidência.
 
Lucas Fernandes, estudante do Curso de Letras/Libras, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ficou surpreso com a homenagem. “Esconderam tão bem que nem desconfiamos. Os colegas, os servidores da Justiça que atuam no setor, têm muita sensibilidade, e para nós surdos é muito importante, porque essa data nacional é um dia de celebrar nossas conquistas”, ressaltou.
 
“Fiquei emocionada, e agradeço muito pelo carinho e atenção da equipe do Dejaux. Essa data é de muito significado nas nossas vidas. Gosto de trabalhar aqui e me sinto integrada ao ambiente e ao Tribunal”, sublinhou Ismaie Kelly da Silva Amorim, estudante secundarista.
 
A coordenadora judiciária do TJMT, Mariely Carvalho Steinmetz, destacou que os terceirizados surdos são partes importantes na informatização dos feitos físicos, pois realizam todo o trabalho de digitalização dos processos que chegam ao Tribunal de Justiça. “Sem eles não teríamos praticamente 100% dos processos no sistema do PJe (Processo Judicial Eletrônico). Merecem ser valorizados pelo reforço que dão na prestação dos serviços da Justiça à sociedade”, completou.
 
Os 40 surdos contam com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que garantem a interação e a comunicação no ambiente de trabalho. O Poder Judiciário é um órgão público pioneiro no Estado por ter no quadro funcional uma equipe de surdos. No ano passado, para celebrar a data, uma grande solenidade foi realizada no auditório Gervásio Leite, na sede do TJMT, com a presença do desembargador-presidente, Carlos Alberto Alves da Rocha, e demais convidados, com uma série de atrações e homenagens.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br